Aberta licitação para implantação da usina de reciclagem de entulhos da construção civil

0
60

Até o fim do ano Joinville deve contar com uma Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil. A boa notícia foi dada pelo Diretor Técnico da Conurb, Renato Godinho, durante encontro com o vereador João Rinaldi nessa semana. Godinho entregou projeto elaborado pelo Poder Executivo Municipal que vai ao encontro do projeto do vereador Rinaldi apresentado em 2009 que consiste em criar uma usina para transformar restos de materiais de construção em agregados reciclados que substituem a brita e a areia podendo ser utilizadas na sub-base do asfalto, entre outras obras.

A usina será implantada em um terreno da prefeitura com 35 mil metros quadrados, na rua dos Bororós, no distrito de Pirabeiraba. A Conurb será a gerenciadora e está cuidando de toda a instalação. Segundo Godinho, já estão sendo licitadas as empresas para a compra dos materiais necessários para implantação e contratação de mão de obra. Todo o processo custará cerca de R$ 45 mil.

O vereador Rinaldi falou da importância e da economia que a implantação da usina trará para a cidade. “Reduziremos a quantidade de material virgem nas obras, vamos ter produtos de qualidade, mais barato, porque é produzido aqui, gerando economia para a prefeitura, além de evitar que este tipo de entulhos vá para terrenos baldios e consequentemente rios e córregos, evitando problemas de alagamentos”, salientou.

Para a instalação da usina é preciso um britador, a Conurb já dispõe de um equipamento, porém muito grande, a Companhia irá locar o mesmo e com o dinheiro alugar um menor para ser utilizado em Joinville. Para a usina, serão aproveitados os materiais resultantes de obras públicas, dos Pontos de Coleta Voluntária (PEV’s), que serão instaladas nas secretarias regionais, e caçambas de empresas particulares.

O projeto para instalação da usina vem sendo discutido desde o início do mandato do vereador Rinaldi juntamente com a Secretaria de Habitação, Fundema, Seinfra, Conurb e Seplan. O próximo passo, agora, é reunir as secretarias regionais para falar sobre a implantação dos PEV’s.

Algumas cidades já implantaram suas usinas, um exemplo é Belo Horizonte, onde o vereador Rinaldi esteve em 2009 visitando os empreendimentos, são três no total.

Texto: Shirlei Paterno – Assessoria do Vereador João Rinaldi

Foto: divulgação