Câmara homenageia ARCD em sessão solene

0
54

Superação é o termo mais apropriado para definir a sessão solene em homenagem aos cinco anos de funcionamento da Associação de Reabilitação de Criança Deficiente – ARCD, realizada na noite de quarta-feira, dia 30, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), proposta pelo vereador Manoel Francisco Bento. O público presente prestigiou a solenidade e a entidade por conhecerem o trabalho realizado pela ARCD, assim como ex-pacientes, voluntários e funcionários. Para se ter uma idéia No ano de 2010 os profissionais realizaram cerca de 30.988 procedimentos, entre consultas, terapias e exames. Sendo que 21.202 atendimentos infantis e 9.786 atendimentos adulto. A instituição possui uma equipe médica multidisciplinar composta por: fisiatra, ortopedista, neuropediatra, neurocirurgião, cardiologista, urologista e pediatra.

Na área de reabilitação, são executa os seguintes serviços: fisioterapia solo, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e pedagogia. Conta também com o serviço de uma enfermeira e uma assistente social, além de toda a equipe de administração e auxiliares para que todo o processo de habilitação e reabilitação do paciente seja bem acompanhado. O público alvo da ARCD são os pacientes com deficiência física. Neste caso, são selecionados os pacientes em condição de serem habilitados ou reabilitados, promovendo a sua inclusão social. São atendidos pacientes com seqüela de paralisia cerebral (PC) menores de 18 anos, mielomeningocele, amputados, pacientes com seqüela de acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo crânio encefálico (TCE), lesados medulares e outras patologias que trazem prejuízo ao sistema neuropsicomotor e que podem, efetivamente, apresentarem resultados positivos com a intervenção oferecida pela ARCD.

Um dos fatores que motivou Joinville a buscar parceria com AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente, centro de referência nacional e internacional na área de reabilitação de deficientes físicos), para instalar a ARCD na cidade foi a estatística do IBGE (2002) que divulgou existir 300 mil pessoas deficientes em Santa Catarina. Com dois anos de funcionamento a ARCD/AACD-SC, já tinha realizado cerca de 49 mil atendimentos, e existia 260 pacientes na lista de espera para o início das terapias, 73 aguardavam para serem chamados para a avaliação global e apenas nove aguardavam a consulta de triagem. Diante de cartel brilhante de excelentes serviços prestados à população em período de cinco anos é que motivou o vereador Manoel Francisco Bento a sensibilizar os demais parlamentares para homenagear a ARCD num exemplar reconhecimento do Poder Legislativo à entidade. O parlamentar enalteceu o profissionalismo do quadro funcional da entidade que atua com muita competência e que, cujos resultados tem ajudado muita gente.

Destacou os serviços dos voluntários que se dedicam a causa dos mais necessitados e lembrou que, sabe bem o valor e o significado do trabalho dos voluntários, “chegaram a preparar meu funeral, acometido que estava por uma doença, consegui me recuperar e vi o quanto foi fundamental o empenho dos voluntários”, disse Bento. O vereador Ailton Budal Arins elogiou as ações da instituição homenageada e reforçou, “não desistam nunca, pois muitas crianças deficientes precisam de vocês”, afirmou.

Fotos: Sabrina Seibel

{loadposition 111202}