19.8 C
Joinville
sexta-feira, 9 dezembro 2022
spot_img
Home Notícias Comissões Comissão de Saúde debate fila de cirurgias eletivas

Comissão de Saúde debate fila de cirurgias eletivas

0
Comissão de Saúde debate fila de cirurgias eletivas

A fila de cirurgias eletivas foi novamente assunto da Comissão de Saúde nesta segunda-feira (24). Por sugestão do seu presidente Wilian Tonezi (PAtriota), a Comissão vem acompanhando mensalmente as atualizações sobre o estado das filas para a realização de cirurgias eletivas. Conselheiros de saúde reclamaram que pacientes não conseguem realizar as cirurgias que precisam.

Segundo o gerente regional de Saúde, Thiago Furtado, atualmente a fila tem 7.141 pacientes de Joinville aguardando cirurgias (dados até 13 de outubro). Em reunião realizada no dia 12 de setembro, o número era 7.544.

O representante da Secretaria de Saúde de Santa Catarina apresentou o número de cirurgias realizadas nos últimos meses em Joinville: 539 em setembro, 446 em agosto, 389 em julho e 355 em junho. Segundo ele, apesar de o número de cirurgias ter aumentado, graças ao credenciamento de novos prestadores, a partir de convênios com duas clínicas particulares, a fila é dinâmica, entrando pacientes novos mensalmente, o que torna difícil zerar a espera.

Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) não ficaram satisfeitos com a apresentação da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Para o presidente do CMS, Vilson Freitas Júnior, os números apresentados não batem com a realidade.

“Todo dia recebo ligações de munícipes que estão há muito tempo na fila e não conseguem a realização das cirurgias que precisam”, disse. A conselheira do CMS Cléia Aparecida Clemente Giosole também reclamou, afirmando que não há transparência sobre as filas das cirurgias.