Conforme a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), órgão da OMS nas Américas, o TEA “se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”.

Começa na infância, e tende a persistir na na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.Pode haver outras condições, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Onde procurar

Se você conhece alguma criança que possa ter a condição do TEA, um dos locais para buscar ajuda em Joinville é o Naipe. Confira abaixo mais informações:

Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe)

Localização: rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 676, Bucarein.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.

Contatos: (47) 3433-2278 | [email protected]

Fórum

A Câmara de Vereadores de Joinville vai realizar na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de setembro, o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, e o foco desta primeira edição está no transtorno do espectro autista (TEA). O tema é “Autismo: Desafios e Panorama Atual”, e as inscrições para o evento já estão abertas. Basta preencher o formulário e indicar em quais palestras pretende acompanhar para garantir sua vaga entre os 260 lugares do plenário da Casa do Povo.

Profissionais de educação e de saúde, estudantes, pais e acadêmicos que tenham contato com pessoas com TEA, bem como qualquer interessado no tema, podem participar do evento, que ocorre na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). O evento será conduzido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville.

Confira a programação do evento

21 de setembro

19h30 – Abertura e palestra com o Dr. Felipe Becker;

22 de setembro

8h30 – Palestra com a Dra. Mariana Gonzaga;

14h – Palestra com a Dra. Mariana Gonzaga;

19h30 – Palestra com a Dra. Gisele Domingues;

23 de setembro

8h30 – Palestra da Secretaria de Educação;

10h – Palestra com Dra. Bruna Lavaco;

14h – Palestra com Marcos Petri.