19.8 C
Joinville
sexta-feira, 9 dezembro 2022
spot_img
Home Notícias Comissões Legislação dá aval para que recuos de lotes possam ser totalmente cobertos por toldos

Legislação dá aval para que recuos de lotes possam ser totalmente cobertos por toldos

Legislação dá aval para que recuos de lotes possam ser totalmente cobertos por toldos

O Projeto de Lei Complementar nº 44/2022, que prevê a possibilidade de cobertura total com estruturas removíveis dos recuos entre edificações e entre edificações e calçadas, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação nesta segunda-feira (26). De autoria de Neto Petters (Novo), o texto promove modificação na Lei de Ordenamento Territorial (LOT) para extinguir a limitação de 50% da área de recuo que pode receber cobertura.

Na justificativa, Petters disse entender que a obrigatoriedade dos recuos e afastamentos são necessários para garantir iluminação solar e ventilação adequadas, tanto nos ambientes internos da edificação como no espaço público em volta. Contudo, o parlamentar avalia como injustificável a restrição prevista na LOT, que limita a 50% a área de recuo que pode receber cobertura.

No entendimento do autor da proposta, com eventual cobertura total do recuo, por abrigo, cobertura ou toldo, a edificação continuará tendo iluminação solar e ventilação adequadas, pois a lei também estabelece outras regras para essas estruturas, como a proibição de vedação lateral.

Relator do projeto, Kiko do Restaurante (PSD) apresentou parecer favorável à proposta. Mas opinou verbalmente que uma emenda poderia ser apresentada para que os toldos, instalados nas áreas de testada, não tenham postes de sustentação, e sim sejam amparados por suportes de parede, chamados “mão francesa”.

Na opinião de Kiko, a medida evitaria acidentes com veículos. O parecer favorável recebeu aprovação por unanimidade. Antes de ser votado pelo Plenário, o projeto ainda passará pela Comissão de Urbanismo.