A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (7) a criação das Regiões Metropolitanas de Joinville, de Jaraguá do Sul e do Planalto Norte Catarinense (PLC 0001.8/2021). O projeto, de autoria da deputada Paulinha (sem partido), teve participação do vereador Lucas Souza (PDT) e de outros parlamentares da CVJ, que criou, em maio, uma comissão especial, presidida por Souza, para subsidiar as discussões em Florianópolis.

“É uma luta histórica que coloca na condição que já é de direito a região Norte”, disse, em nota, o vereador, que acompanhou a votação na capital. “Problemas históricos de transportes, mobilidade, saneamento e planejamento urbano poderão ter uma efetiva solução”, comemorou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado de Souza, a deputada Paulinha disse que “vocês têm agora um instrumento que pode ser tudo ou pode ser nada, depende da vontade dos gestores locais. Vocês têm um facilitador para permitir que as pessoas tenham uma vida mais confortável, mais justa e mais digna, principalmente nas comunidades mais afastadas e menos favorecidas pelos serviços públicos”.

Além de Paulinha, Souza agradeceu, também em nota, aos deputados da região Kennedy Nunes (PTB), Fernando Krelling (MDB), Sargento Lima (PL) e Silvio Dreveck (PP) e a todos os prefeitos da Amunesc, Amvali e Amplanorte, que entenderam e apoiaram a proposta.

O relatório final da comissão especial da CVJ, aprovado em maio, concluiu que devem ser criadas três regiões metropolitanas distintas, envolvendo as cidades que compõem as associações de municípios já existentes (Amunesc, Amvali, Amplanorte), cujas “sedes” seriam Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas.