A Câmara de Vereadores de Joinville homenageou na noite desta quarta-feira (25) o naturalista Fritz Müller (em memória), o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, a Sociedade Cultural Lírica e a Instituição Pétala da Esperança. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Maurício Peixer (PL), Henrique Deckmann (MDB) e Claudio Aragão (MDB).

Johann Friedrich Theodor Müller, também conhecido como Fritz Müller, nasceu em 31 de março de 1822, em Erfurt, na Alemanha. Foi casado com Karoline Tollner e teve 10 filhos. Fritz Müller foi colono, médico, professor, pesquisador agrícola, juiz de paz, militante político e, por 27 dias em 1892, prefeito de Blumenau.

Em 1852, Fritz Müller embarcou para o Brasil com sua esposa Karoline e sua filha Johanna. Fincou raízes em Blumenau, fundada havia apenas dois anos pelo conterrâneo Hermann Otto Blumenau.

Proponente da homenagem, Maurício Peixer (PL), destacou o trabalho rigoroso e de precisão de Fritz Müller, produzindo resultados que despertavam admiração. Tornou-se conhecido e respeitado no mundo acadêmico europeu, contribuindo para que outros cientistas continuassem suas pesquisas.

A história do 62º Batalhão de Infantaria começou no Rio de Janeiro há mais de 225 anos, criado pelo Regimento de Moura. Corporação que veio da corte portuguesa para o Brasil com o objetivo de combater a invasão espanhola no território nacional e se nacionalizou.

Foi no dia 10 de março de 1918 que o Batalhão de Infantaria veio para Joinville, ainda com o nome de 13º Batalhão de Caçadores. Na ocasião, a população enfeitou suas casas, colocou seus melhores trajes e seguiu para a Estação Ferroviária para dar as boas-vindas a oficiais e soldados liderados pelo major Júlio Cézar de Vasconcellos. A primeira casa joinvilense do batalhão foi na Liga da Sociedade, onde permaneceu durante três anos. A atual sede foi inaugurada no dia 23 de outubro de 1922.

Em 10 de junho de 1922, um grupo de amigos resolveu se unir nas imediações do bairro América para fazer o que mais gostava: cantar. Reuniram em um salão, como era comum na época, e criaram o Gesangverein Liederkranz, a “Sociedade dos Cantores”. Era o início da Sociedade Cultural Lírica, que no próximo mês irá completar 100 anos.

O vereador Henrique Deckmann destacou os diversos encontros realizados na Lírica com muita música, refeições e amantes da cultura alemã. Atualmente a Lírica mantém as suas atividades culturais e sociais com recursos de doações dos seus associados e integrantes, de empresas e de locações do salão de eventos e do salão do restaurante.

Fundada em 27 de março de 2017, a Instituição Pétala da Esperança tem como objetivo promover a prática filantrópica, reunindo pessoas que tenham idênticos anseios em conquistar e obter orientação a respeito dos mais diversos problemas presentes na vida, propagando amor, fé, caridade e fraternidade. A Instituição mantém em seus arquivos várias declarações de melhoras de estado emocional e físico de pessoas que procuram e encontram cura no tratamento ofertado com base em plantas medicinais.

O vereador Claudio Aragão (MDB) disse que entidade com 20 voluntários resgata vidas sempre respeitando a natureza. “Hoje mais de 80% das pessoas que procuram a comunidade alegam sofrer com vários problemas de saúde e o tratamento está no uso da medicina integrativa”, disse Aragão.