A CVJ homenageou na noite de quarta-feira (27) a Empadas Jerke, o Arquivo Histórico, a Convention & Visitors Bureau e a Nick Multimarcas. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Cassiano Ucker (Cidadania), Maurício Peixer (PL), Henrique Deckmann (MDB) e Nado (Pros).

100 anos Empadas Jerke

O empreendimento familiar teve início com o casal Carlota e Carlos Guilherme Jerke que vieram de Brusque para trabalhar em Joinville. Com o objetivo de ter uma renda extra, o casal começou a fabricar as empadinhas de uma receita criada por Carlos Guilherme. O sucesso foi imediato e com o aumento das vendas o casal abriu a casa na rua Dr. João Colin em 1922. Em 1965, após aposentadoria, o negócio familiar passou a ser administrado pelos filhos Paulo Roberto e Carlos Eduardo Jerke. O vereador Cassiano Ucker, proponente da homenagem, exaltou a capacidade empreendedora da família e de seus colaboradores que produzem diariamente cerca de quatro mil empadas.

50 anos Arquivo Histórico

Criado a partir de um decreto do então prefeito Harald Karmann, teve como primeiro diretor Adolfo Bernardo Schneider que, apesar de não ser historiador de formação, pesquisava e escrevia muito sobre a história de Joinville.  Fundado em dia 20 de março de 1.972 o arquivo funcionava numa das salas da Biblioteca pública municipal. Após mobilização de vários segmentos da sociedade e fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Joinville e o Governo da Alemanha, em 1986 o Arquivo Histórico foi inaugurado na nova sede.

O acervo permanente do AHJ é composto por diferentes coleções de documentos que permitem construir diferentes histórias, especialmente sobre a imigração e colonização da cidade de Joinville e região.

O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL) falou que é necessário propagar o AHJ para que todos conheçam a história de Joinville. “As prateleiras, gavetas e caixas cheias de documentos demonstram a riqueza do acervo do AHJ”, disse Peixer.

25 anos Convetion & Visitors Bureau

O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau é uma associação mercadológica, sem fins lucrativos, fundada em 23 de abril de 1997 e que trabalha para promover a cidade de Joinville e região como destino turístico. Desde 2003 o Convention Bureau possui o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e é o 8º mais antigo do Brasil.

O vereador Henrique Deckmann (MDB) destacou a representatividade da Convention & Visitors Bureau que é responsável pela divulgação do primeiro guia de eventos da cidade em 1999 e pela captação de mais de 200 eventos ao longo de sua história. “Foram inúmeros congressos, conferências, reuniões e ações que tiveram papel importante para que Joinville tivesse destaque enquanto destino turístico”, finalizou Deckmann.

15 Anos Nick Multimarcas

Fundada em 2007 pelo casal Rodrigo Filippi e Michelly Marques, a Nick Multimarcas investiu fortemente em marketing, softwares de gestão e treinamento de seus colaboradores para se diferenciar no mercado de revenda de veículos.

O vereador Nado (Pros), proponente  da homenagem à Nick Multimarcas, destacou que a empresa é a maior loja de seminovos de Joinville e frequentemente está na lista das três maiores em vendas de Santa Catarina. “Hoje são mais de 100 colaboradores que trabalham encantando clientes. A Nick vai muito além da venda de veículos, A Nick Multimarcas se preocupa com o bem estar e satisfação de todos seus colaboradores, clientes e amigos”, disse Nado.