A Câmara de Vereadores de Joinville homenageou na noite desta quarta-feira (15), os Bispos Eloi e Dorotéa Lopes, a Missão de Paz da ONU e o Instituto de Capelania de Joinville As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Pastor Ascendino Batista (PSD), Adilson Girardi (MDB) e Brandel Junior (Podemos).

30 anos do ministério dos Bipos Eloi e Dorotéa Lopes

Vindos da cidade de Barra Velha em 1992, os pastores Eloi e Dorotéa Lopes da Silva, chegaram com o propósito de ministrar a palavra de Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular Capela da Benção, no bairro Glória. Em abril de 1995, com a ajuda dos irmãos da fé, foi construída uma nova sede, simbolizando uma fase de renovação. Em 2012 um novo prédio foi construído, com capacidade para 800 pessoas e a igreja recebeu um novo nome: Comunidade Deus Provedor. Nestes 30 anos, o Ministério Pastoral dos bispos Eloi e Dorotéa Lopes ajudou a disciplinar vidas e a restaurar muitas famílias por meio da mensagem do Evangelho de Cristo.

25 anos Missão de Paz da Onu

A Terceira Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola foi uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 8 de fevereiro de 1995 para manutenção da ordem em Angola, após um período de guerra civil no país. Ficou em Angola até 1997.

O 62° Batalhão de Infantaria possui uma rica e tradicional história ao longo dos mais de 100 anos na cidade. Neste período é inegável a relevância da participação do Batalhão como Força de Paz em Angola, com o amparo da Organização das Nações Unidas. O Brasil enviou à Angola um Batalhão de Infantaria em agosto de 1996 liderando o terceiro contingente com 350 militares do quartel de Joinville.

Instituto Capelania de Joinville

No dia 16 de junho de 2019 foi fundado o Instituto de Capelania de Joinville. O trabalho de Capelania visa atender todo e qualquer ser humano disposto a receber auxílio espiritual, um ombro amigo e ouvir uma palavra de consolo, conforto e encorajamento. O Instituto de Capelania de Joinville teve honrosa atuação durante o período de pandemia com a prestação de assistência mediante atendimento, orientação e conforto espiritual aos servidores municipais.

Luiz Ricardo Caldeira oferece o atendimento de capelania aos servidores públicos da cidade, com o lema “Servindo os que servem”.