Não apenas a segurança dos centros de educação infantil (CEI) tem sido foco dos vereadores nas últimas semanas. Durante reunião da Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira (9), os vereadores discutiram a falta de infraestrutura do CEI Pedacinho do Céu, que fica no bairro Boa Vista, e decidiram fazer uma diligência até o local, no próximo dia 15, às 13h30, para averiguar as reclamções da comunidade.

A discussão desta tarde foi proposta pelo vereador Adilson Girardi (MDB). O objetivo foi a busca de uma nova área para aquela unidade escolar, que tenha uma estrutura adequada e que comporte a alta demanda de matrícula na região.

Girardi visitou tal CEI depois de reclamações de pais de alunos. “A estrutura de madeira está bem prejudicada, a fiação elétrica está com muitos problemas”, relatou o vereador. “A diretora nos repassou que constantemente há queima de aparelhos eletrônicos, em função da precariedade do sistema elétrico”, acrescentou.

O diretor-executivo da Secretaria de Educação, Felipe Hardt, comentou que provavelmente houve uma falha na construção da estrutura. Isso porque o prédio foi projetado mais baixo do que a rua e do que o mangue, o que causa interferências pela variação da maré.

Hardt também disse que houve licitação para elaboração de projeto de reforma e ampliação da unidade em 2020. A Prefeitura, todavia, não chegou a emitir a ordem de serviço no prazo estabelecido, segundo o diretor. A empresa vencedora da licitação então declinou do trabalho quando a Prefeitura voltou a demonstrar interesse no caso.

Não há no momento projeto de ampliação e reforma para o CEI Pedacinho do Céu. Mas, informou Hardt, desta vez a equipe da Prefeitura deverá produzi-lo por conta e apresentá-lo no primeiro trimestre de 2024.

Sobre a fiação, o diretor disse que os chamados recebidos pela Prefeitura foram atendidos. Como todo o processo para reforma e ampliação pode demorar pelo menos três anos, os vereadores da comissão decidiram verificar pessoalmente a situação e buscar soluções enquanto a reforma não ocorre.

Novo CEI

Hardt também comentou, após questionamento do vereador Brandel Junior (Podemos), presidente da Comissão de Educação, a construção de um novo CEI no bairro Boa Vista, na rua Ministro Luiz Galotti. Trata-se de um terreno do município. A escola ajudaria a atender a alta demanda da região.

O projeto está avançado, segundo o diretor-executivo, e a licitação da obra deve ocorrer neste semestre. A ordem de serviço, contudo, dependerá de liberação da Secretaria de Patrimônio da União, por ser terra de marinha. O vereador Alisson (Novo) propôs uma moção de apelo à União para agilizar a autorização da construção do novo CEI, que ainda não tem data para ser votada pelo Plenário.