A Comissão de Saúde recebeu novamente a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, nesta quarta-feira (10). Os vereadores queriam saber quais ações estão sendo tomadas para melhorar a saúde de Joinville. No último dia 26, a responsável pela pasta já havia participado de reunião da comissão para falar do atendimento pediátrico.

Tânia Eberhardt afirmou que a prioridade é a atenção primária. A secretária disse que solicitou ao prefeito Adriano Silva (Novo) reposição de servidores para atuarem na saúde de Joinville. Na reunião do mês passado, Tânia Eberhardt já havia pedido à Secretaria de Gestão de Pessoas que seja feito concurso público ou processo seletivo para a contratação de médicos pediatras e outros profissionais de saúde. A secretária afirmou nesta quarta-feira que a rede tem apenas 20 pediatras, o que considera pouco.

A responsável pela Saúde de Joinville pediu ainda a ampliação do horário de atendimento de todas as unidades básicas de saúde da família para até às 19h. Atualmente a maioria das unidades básicas funciona até às 17h. Segundo Tânia, o fato de a população não ter atendimento adequado nas unidades básicas faz com que as unidades de pronto atendimento fiquem mais lotadas. Tânia disse também que a pasta avalia a lista de espera de exames e cirurgias para encontrar soluções para amenizar a espera dos pacientes.

Farmácia Escola

O atendimento da Farmácia Escola também foi assunto da reunião. O debate foi sugerido pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) , que recebeu reclamações de pacientes que estariam com dificuldades de comunicação com a unidade. Segundo a coordenadora da Farmácia Escola, Leonilda Pavesi, o serviço de dispensação conta com apenas uma linha telefônica e um funcionário apenas no período da manhã. Por isso, segundo ela, é solicitado aos pacientes que entrem em contato por e-mail.

A diretora de Assistência Farmacêutica de Santa Catarina, Maria Teresa Agostini, afirmou que a Secretaria de Etado da Saúde trabalha para a implantação de um aplicativo por onde serão feitas as renovações semestrais dos procedimentos referentes aos medicamentos. Segundo ela, os pacientes poderão inclusive acompanhar pelo aplicativo o andamento dos procedimentos de renovações, o que, segundo ela, vai desafogar as necessidades de comunicação direta com a Farmácia Escola.