Comitiva de Joinville recebe informação de que Ceasa pode ser estadualizado em 180 dias

0
336

Na tarde desta terça-feira (31/01) uma comitiva joinvilense composta por representantes da Câmara, da Prefeitura estiveram em Florianópolis para uma reunião junto ao Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto. A pauta foi a estadualização da unidade da Central de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa). O assunto foi amplamente debatido na Comissão de Agricultura da Câmara de Joinville no ano passado.

A Ceasa de Joinville atualmente é administrada pelo município e o pedido é que o Governo do Estado assuma essa função. O assunto foi amplamente debatido pela Comissão de Agricultura da Câmara nos últimos dois anos. “O nosso setor agrícola é forte e precisa muito que isso se torne uma realidade. Por isso discutimos o assunto com bastante intensidade nos dois últimos anos na Câmara. Pedimos que a Ceasa volte a ser uma potência em promoção e prestação de serviços para fomentar mais ainda nossa agricultura”, destacou o presidente da Câmara, o vereador Diego Machado, que esteve na reunião.

Além dele, também estavam presentes na reunião o vice-presidente da Câmara, o vereador Henrique Deckmann (MDB); o vereador Adilson Girardi (MDB); o diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), Luis Carlos Moreira da Maia; o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Joinville, Fernando Bade; e o engenheiro agrônomo da Epagri em Joinville, Onévio Zabot.

De acordo com o diretor da UDR, a reunião é a finalização de um processo que dura alguns anos. “Faremos uma gestão compartilhada entre Prefeitura e Estado por 180 dias e, depois, a Ceasa passará para o domínio estadual. Esperamos com isso ofertar mais benefícios para o agricultor de Joinville e beneficiar também os consumidores com produtos de boa qualidade. Sem dúvida é um setor muito importante para nossa cidade e nossa região”, disse Luis Carlos Moreira da Maia.

O secretário Colatto acatou o pedido formal dos vereadores em conjunto com o Diretor da UDR. Se comprometeu a dar sequência na ação. “Como secretário, sou favorável a este assunto. Levaremos ao conhecimento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello [PL], para que o Estado assuma este espaço. Tudo foi amplamente debatido e entendemos a necessidade de fomentar a economia nesse aspecto em toda região de Joinville”, explicou o Secretário de Estado da Agricultura.

A Ceasa de Joinville tem ao todo 16 boxes que podem ser operacionalizados, oferecendo produtos regionais de qualidade e fomentando ainda mais a nossa economia.