A Câmara de Vereadores de Joinville homenageou, na noite desta quarta-feira (29), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, a Grampel Indústria e Comércio Ltda., o Dança e Tradição Studio de Danças e a Igreja Resgatte. As três primeiras homenagens foram propostas pelo vereador Maurício Peixer (PL) e Brandel Junior (Podemos).

Sessão Especial HomenagensHospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

No último dia 13 de junho, a empresa fundada pelo médico oftalmo-otorrinolaringologista Sadalla Amin Ghanem completou 80 anos. Na época, ele atendia gratuitamente pessoas carentes e, ao longo da vida, deixou para a cidade o estádio do América Futebol Clube, parte das obras da construção da Catedral São Francisco Xavier.

O seu filho, Emir Amin Ghanem, uniu-se aos médicos Cleusa Coral-Ghanem e Newton Salerno e o trio formou, em 1974, a primeira equipe oftalmológica do estado, dando origem ao Centro Oftalmológico Sadalla Amin Ghanem. Com o tempo, outros médicos se associaram à instituição, tendo como norte vanguarda tecnológica, estudo e aprendizado constantes em busca por excelência acadêmica.

Em 2017, já na condição de um centro de excelência médica internacional, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem ingressou no maior grupo de oftalmologia da América Latina, o Grupo Opty.

Além de todo desempenho do corpo clínico, o hospital possui mais de 270 profissionais, sendo 39 médicos, além de enfermeiros, técnicos e parceiros, que atendem em mais de 17 especialidades.

Sessão Especial HomenagensGrampel indústria e Comércio Ltda.

Em 10 de setembro a empresa completará 40 anos. Em 1982, Frederico Adolfo Niemeyer deu início à instituição, fabricando calhas, coifas e tubulações em geral no bairro Glória. Três anos depois era fornecedor da Embraco. O nome Grampel, aliás, é a junção de “grampo” e “anel”, alguns dos itens que fornecia para a gigante dos compressores.

Ao longo dos anos, passou a produzir antenas parabólicas e estruturas metálicas, investindo em tecnologia. Em 2005, a empresa já tinha sede no bairro Santa Catarina e entrou no mercado de soluções em cortes a laser, o que lhe requereu uma reestruturação total, com novos investimentos e maquinário de ponta.

Em 2021, a empresa mudou de sede mais uma vez, agora para o bairro Itinga, de onde continua sua expansão.

Sessão Especial HomenagensDança e Tradição Studio de Danças

Uma instituição que completará 20 anos no próximo dia 7 de julho é o Dança e Tradição Studio de Danças. O foco inicial do estúdio era em dança gaúcha e, desde então, elenca entre suas conquistas a profissionalização da equipe e o reconhecimento em diversos festivais.

Hoje, o estúdio também tem entre suas atividades o ensino e a prática da dança de salão, sertanejo universitário, dança do ventre, flamenco, flashback e coreografias personalizadas para noivos e debutantes.

E, com a promoção de espetáculos anuais, o estúdio leva cultura por meio da dança para o público de Joinville, fortalecendo a posição de “cidade da dança”

Sessão Especial HomenagensResgatte Igreja Cristã Bíblica

A última homenagem da noite foi para a Igreja Resgatte, que completou 15 anos no dia 11 de maio. Em 2007, esse dia caiu numa sexta-feira, com um grupo formado por sete casais unidos para orar e estudar a bíblia.

As reuniões do grupo continuaram e os casais decidiram alugar o auditório do Edifício Hannover, no centro da cidade. Para a surpresa dos pioneiros, no dia 20 de maio, quando o auditório foi aberto, o grupo se espantou com a quantidade de pessoas que apareceu. Eram 88 adultos, fora as crianças. O crescimento continuou e, menos de um mês depois, surgiu a necessidade de eleger uma diretoria com uma equipe de membros, obreiros e tesoureiro.

Cultos para jovens e cultos extras às noites e aos fins de semana viraram realidade. Outros ministérios em outras cidades foram visitados, mas houve a decisão de que aquela obra não seria filiada à igreja alguma. Em julho, o pastor Sebastião André e sua esposa Judite André vieram para Joinville.

Em agosto de 2007, a igreja registrou 650 pessoas na posse dos pastores. Até setembro, os cultos ocorriam no auditório do Hannover e, depois disso, num prédio na Rua Dr. João Colin, no bairro América. A sede, atualmente, fica no bairro Bucarein.