Na noite desta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Joinville homenageou os 40 anos da Marmoraria Dalsasso, os 30 anos da Escola Belas Artes; os 30 anos de atividades do atleta Junior Aguiar; e os 10 anos do Talentos Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Adilson Girardi (MDB), Kiko do Restaurante (PSD), Pastor Ascendino Batista (PSD) e Claudio Aragão (MDB).


- 30 anos da Escola Belas Artes de Joinville - Ver Kiko do Restaurante
- 30 anos de atividades do atleta Junior Aguiar - Ver Pastor Ascendino Batista
Marmoraria DalsassoMarmoraria Dalsasso

A Marmoraria Dalsasso foi fundada em 1983 pelo Ermenegildo Dalsasso e a sua esposa Merci Campestrini Dalsasso. Com nome de Marmoraria Vila Nova, trabalhou somente com sepulturas naquela época.

Ao longo do tempo a empresa ampliou os serviços e passou a oferecer serviços, como bancadas para cozinha, bancadas para banheiro e soleiras.

Em 1995, a empresa recebeu o sobrenome da família que administra desde o início. “Dalsasso” é um sobrenome de origem Italiana, que, por ironia do destino, se traduz como “da pedra”.

Em 2003, a Marmoraria Dalsasso expandiu seu mercado e fundou a filial de São Francisco do Sul. Atualmente, um dos focos principais da empresa é a valorização e capacitação humana de todos os envolvidos.

A sustentabilidade também faz parte do negócio, que investe na redução de desperdício de água, por meio de sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva. Além do destino adequado de rejeitos de materiais.

- 30 anos da Escola Belas Artes de Joinville - Ver Kiko do Restaurante
- 30 anos de atividades do atleta Junior Aguiar - Ver Pastor Ascendino Batista
Marmoraria DalsassoBelas Artes

A história do Belas Artes Joinville é também a história de um casal de jovens determinados a realizar um sonho. Natalino e Mirtes Straoazzon, atuais diretores do Belas Artes em Joinville, empreenderam uma escola de artes com perseverança e muito trabalho.

A escola nasceu como Conservatório de Belas Artes de Joinville, em 1993, quando Mirtes, que era pianista, e Natalino, vendedor de sapatos, chegaram na cidade.

Mirtes começou a dar aulas para as crianças da vizinhança e, com o tempo, a escola foi crescendo. As aulas aconteciam na sala, nos quartos e na cozinha da casa do casal.

Os primeiros professores contratados foram alunos formados na primeira turma da Escola Belas Artes. A história se repete assim até hoje. Atualmente diversos professores que atuam na escola são alunos formados.

Após um evento com os alunos no Shopping Cidade das Flores, em 1998, a escola foi convidada a se instalar ali mesmo, no segundo andar. Em 2012 começaram a projetar a atual sede, que foi inaugurada em 2014.

Em 2015, além dos cursos básicos e profissionalizantes, a escola passou a oferecer cursos técnicos. Hoje são mais de oito opções de formação técnica em música e teatro, aprovadas pelo MEC em 2018.

A Belas Artes oportunizou emprego há mais de 140 educadores artísticos, realizou mais de 500 eventos e formou mais de 18 mil artistas ao longo dos 30 anos de história.

- 30 anos da Escola Belas Artes de Joinville - Ver Kiko do Restaurante
- 30 anos de atividades do atleta Junior Aguiar - Ver Pastor Ascendino Batista
Marmoraria DalsassoJunior Aguiar

Natural de Paranaguá, Junior Aguiar nasceu em 1971 e veio para Joinville com dois anos de idade. Além de ser formado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo, Junior Aguiar é um dos precursores do muay thai, do kickboxing e do MMA em Santa Catarina.

Junior foi o primeiro catarinense a lutar profissionalmente na Tailândia, em 2006. Desde então foi tricampeão do circuito profissional de muay thai e campeão da Copa do Brasil, no Rio de Janeiro.

Junior Aguiar é o único técnico medalhista em todos os mundiais de kickboxing. Foi campeão estadual, campeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão do circuito profissional tailandês, vice-campeão mundial de grappling, campeão mundial de kickboxing, campeão mundial de muay thai, campeão mundial de MMA.

- 30 anos da Escola Belas Artes de Joinville - Ver Kiko do Restaurante
- 30 anos de atividades do atleta Junior Aguiar - Ver Pastor Ascendino Batista
Marmoraria DalsassoCEI Talentos

Tudo começou com o sonho de abrir uma escola que respeitasse a infância, que fosse um lugar cheio de afeto e de ensinamentos. O Talentos Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental possui 10 anos de história.

A escola teve seu início no dia 9 de julho de 2012 com poucos alunos. Atendia apenas aos alunos da educação infantil. Conforme foi crescendo, passou a atender também aos alunos do ensino fundamental.

Possui profissionais dedicados na direção e na coordenação e um quadro de professores altamente capacitados, que fazem o diferencial no ensino.