A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville já tem planejamento para 2022 definido. Entre os tópicos mais importantes, vêm por aí a nova legislatura da Câmara Mirim, o Prêmio Jovem Autor 2022, a retomada do programa Conhecendo o Legislativo e a Feira do Livro 2022.

As inscrições para a Câmara Mirim 2022 começaram ainda no ano passado. Já houve o sorteio das escolas participantes, que, têm até 18 de fevereiro para indicar seus respectivos vereadores mirins. Em 2 de março, haverá uma reunião com os pais dos estudantes para explicar todo o funcionamento do programa. A sessão de posse será no dia 17 de março.

O lançamento do Prêmio Jovem Autor 2022 será em 24 de fevereiro. O concurso de redação e desenho tem como objetivo estimular a construção de pensamentos a respeito de temas relevantes para a sociedade. O tema de 2022 será “Adoção responsável de animais”. Ele foi definido por meio de uma enquete realizada no site da Câmara em meados de outubro de 2021.

O programa Conhecendo o Legislativo traz para a CVJ alunos das redes pública e particular. São visitas orientadas, que mostram detalhadamente as funções dos vereadores para as crianças e jovens. O projeto foi suspenso em 2020 e 2021 em decorrência da pandemia de covid-19, mas deve ser retomada a partir de março, se as condições sanitárias assim permitirem.

A Feira do Livro de Joinville de 2022 está prevista para junho. Como de costume, a Câmara de Vereadores de Joinville terá um stand na feira. Na oportunidade, os visitantes poderão conhecer as atividades institucionais da CVJ e até interagir diretamente com os vereadores.