A tribuna livre da sessão desta quarta-feira (25) recebeu o coordenador da ala psiquiátrica do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, o médico Marlon Fritze Soares, e comunicadora da rádio da Igreja Assembleia de Deus (107,5 FM) Ilse Moreira.

O médico falou sobre os 25 anos da ala psiquiátrica do Hospital Regional. “A questão dos transtornos mentais sempre foi tratada com uma certa estranheza pelas pessoas, hoje vivemos uma realidade diferente, mas ainda travamos uma luta diária para que nossos pacientes sejam tratados de forma humana”, afirmou.

Sessão OrdináriaSoares fez um resumo da história da psiquiatria no mundo e especificamente no Brasil, onde o tratamento mudou com a chegada da família real, no século 19. Já no início do século 20, psiquiatras brasileiros – na época chamados de alienistas – destacaram-se pelo empenho em uma reforma psiquiátrica, como com a retirada das grades de ferro das instituições.

Em Joinville, o Abrigo dos Alienados, aberto em 1923, funcionou por 20 anos num prédio onde está o Cemitério Municipal. Outro hospital funcionou dos anos 1960 até 1980, onde é o estacionamento do Hospital Dona Helena. Em 2001, com a Lei Antimanicomial, avançou-se do modelo de grandes hospitais para o modelo de enfermarias, como é até hoje no Hospital Regional, que inaugurou sua ala em 1997. Ela atende a cerca de 1 milhão de pessoas da macrorregião Norte/Nordeste, com 30 leitos.

Sessão OrdináriaEvangelização

Ilse Moreira falou sobre a Semana Global de Evangelismo, que ocorre dentro do Mês Global de Evangelismo. Segundo ela, a missão da igreja é falar sobre Jesus Cristo para as pessoas.

“A nossa Igreja Assembleia de Deus de Joinville, desde o início de sua história, lá em 1933, está comprometida com esse trabalho, também num intenso trabalho de obras sociais, fazendo esse trabalho de evangelismo”.

A religiosa falou ainda sobre sua relação com a igreja, que começou em 2005, e disse que as ações evangelizadoras têm impacto positivo na sociedade.

Seu tempo foi encerrado com uma apresentação musical e com a benção de um pastor.