As ações de segurança ao longo do verão nos rios da área rural de Joinville foram o assunto da Comissão de Economia desta segunda-feira (27). Os moradores das regiões rurais de Pirabeiraba e Vila Nova reclamam de vandalismo, desrespeito às normas de trânsito e perturbação do sossego alheio nas áreas próximas aos rios.

Por sugestão do presidente da Comissão de Economia, Adilson Girardi (MDB), em reuniões realizadas no segundo semestre de 2022, os vereadores debateram com Poder Executivo municipal e órgãos de segurança ações preventivas que deveriam ter acontecido neste verão. Na ocasião, foram acordadas rondas policiais, campanhas educativas e mais fiscalização ambiental.

Mas, segundo os moradores que participaram do encontro de hoje, os problemas persistem. “As pessoas bebem e desrespeitam regras, vandalizam, estacionam onde não podem. Nós não conseguimos contornar a situação, porque, em geral, essas pessoas estão alcoolizadas”, explicou a representante da Associação de Moradores da Estrada dos Morros, Silvia Yanetzky. Ela disse que o poder público deve desestimular as pessoas a irem para os rios de Joinville, que considera que devem ser usados apenas para “contemplação”.

O representante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Valdir Navarro, afirmou que os recursos da PM são escassos, e, por isso, não há mais fiscalização. De acordo com Navarro, muitas vezes Joinville tem de ceder recursos materiais e humanos para as operações da PM realizadas nas praias.

O secretário municipal de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rigo, afirmou que totens com câmeras de segurança serão instalados na zona rural, o que vai auxiliar na fiscalização. A Secretaria de Meio Ambiente informou que devem ser instaladas placas orientativas na região para prevenção de crimes como o descarte de lixo nos rios.