A rua Cidade de Surubim, no bairro Profipo, é pequena, tem menos de 200 metros de extensão, mas a não inclusão dela em um pacote de pavimentação na zona sul dominou o debate da Comissão de Urbanismo desta terça-feira (9). Moradores defenderam que a via é movimentada e cobraram esclarecimentos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a via ainda não tem projeto para receber asfalto.

O vereador Adilson Girardi (MDB) propôs o debate na comissão, após ter visitado o local. Na comissão, alguns moradores apresentaram queixas. Eles contaram que a via é importante por conectar as ruas Áustria e Cidade de Vera Cruz, que pertencem a dois segmentos do bairro. Um dos moradores da Cidade de Surubim, Jair Moretti, contou que o trânsito de caminhões gera muito pó. Ele alegou que o trecho é curto e por conta disso é inviável mantê-lo assim.

O diretor-executivo da Seinfra, Fabiano Lopes de Souza, declarou que existe um alinhamento da pasta com a Companhia Águas de Joinville (CAJ). Conforme Fabiano, a CAJ deve realizar obras de infraestrutura para a instalação de uma adutora no Profipo e, após esta etapa, a Seinfra atuaria na pavimentação das vias.

Fabiano informou, ainda, que há priorização de pavimentação para as vias com equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde, centros de educação infantil, ou que fazem parte dos trajetos do transporte coletivo urbano. Como a Cidade de Surubim, com seus 186 metros de extensão, conforme Fabiano, não se encaixa na priorização, ainda não há projeto de pavimentação da via.

Nado (Pros) contou que, desde 2017, acompanha a luta dos moradores pela pavimentação da Cidade de Surubim. Na opinião de Nado, o projeto ainda não está pronto por falta de boa vontade.

Presidente da comissão, Wilian Tonezi (Patriota) questionou a Seinfra se haveria como aditivar os contratos de pavimentação que estão vigentes para incluir a Cidade de Surubim. Fabiano de Souza, entretanto, esclareceu que só é possível modificar trechos que estão no pacote, mas não há como incluir novas ruas.

Como outra saída para os moradores, Adilson Girardi levantou a possibilidade de buscar emenda parlamentar em outra esfera política. Segundo as contas dos vereadores, a pavimentação da Cidade Surubim custaria em torno de R$ 600 mil.

Sidney Sabel (União) defendeu que a melhoria na Cidade de Surubim seria facilmente resolvida com a utilização de recursos já contratados pela Prefeitura de Joinville para a pavimentação.

Ele se referiu ao empréstimo de R$ 200 milhões contratado pela Prefeitura de Joinville junto ao Banco do Brasil em 2021. A CVJ autorizou a contratação com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária 262/2021.

Sabel condenou um possível remanejamento dos recursos deste empréstimo para o custeio do Palácio das Orquídeas, em Pirabeiraba. Para o vereador, tirar verba da pavimentação descaracteriza a natureza do empréstimo aprovado pelos vereadores.

Tonezi concordou com a manifestação de Sabel. Ele afirmou que não permitirá o uso do recursos da pavimentação em outras obras, já que os vereadores “apanham muito” por conta da falta de pavimentação em Joinville.

Brandel Junior (Podemos) também declarou que o tema pavimentação bate à porta de seu gabinete diariamente. O parlamentar defendeu que pavimentar é livrar os moradores da poeira e da lama, o que significa dar mais saúde para a população.

A Comissão de Urbanismo aprovou requerimento, proposto por Wilian Tonezi, para que a Seinfra apresente ao colegiado a destinação dos recursos contratados pela Prefeitura de Joinville em 2021. No documento, Tonezi pede informações das obras que estão financiadas pelo empréstimo, quais estão em processo de licitação e quais têm ordem de serviço para execução.