Na sessão ordinária do mês de maio, realizada na quinta-feira (5), os vereadores mirins aprovaram pedido de campanha informativa contra assédio a estudantes. Na palavra livre, os jovens parlamentares receberam a defensora pública e vice-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc), Juliane Schlichting.

O vereador mirim Pedro Wamser Wosniak, do Centro Educacional Laba Eireli, levou para a tribuna a preocupação com a segurança das mulheres. O jovem citou os casos de assédios sexuais a estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nos transportes públicos.

Com o auxílio de uma reportagem, o mirim explicou que as universitárias têm passado por assédios visuais, físicos e morais. Por meio da Indicação nº 35/2022, Pedro propôs a elaboração de uma campanha informativa para orientar os procedimentos em casos de assédio. Esta e mais 16 indicações foram aprovadas pelos mirins na reunião.

Defensoria

A representante da Adepesc apresentou a instituição, as suas funções e atuações em Joinville. Segundo ela, a Defensoria Pública é responsável por prestar a orientação jurídica integral e gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade. Juliane explicou que, no município, a instituição atua em casos de violência contra mulher, de busca por moradia, de saúde, entre outros.

Também estiveram presentes na sessão alunos do Colégio Adventista de Joinville (Bom Retiro) e da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger (Guanabara). A próxima reunião da Câmara Mirim está marcada para o dia 2 de junho, às 15h, no plenário.