Os vereadores da Comissão de Finanças realizaram uma reunião extraordinária nesta tarde com os secretários regionais da Vila Nova e da Nova Brasília para verificar como estão as ações do Poder Executivo na prevenção de inundações e a aplicação de recursos liberados pelos governos federal e estadual para este fim.

Em pouco mais de uma hora, os secretários Fabiano Lopes de Souza, da Vila Nova, e Valério Chiochet, da Nova Brasília, abordaram os problemas que têm enfrentado para lidar com o assoreamento, com a sujeira nos leitos dos rios e com a queda de pontes na região hidrográfica dos rios Piraí e Águas Vermelhas.

Os vereadores membros da comissão questionaram os correligionários do prefeito sobre as obras de elevação de vias no Morro do Meio, uma das principais reivindicações dos moradores daquela localidade, segundo o vereador Patrício Destro. O parlamentar levantou também a possibilidade de que os recursos que estão programados para serem liberados pelo BNDES, em função de convênio firmado em 2009, podem não contemplar a elevação destas vias, mas apenas o alargamento e a pavimentação.

Segundo o secretário Fabiano de Souza, diante da limitação de recursos, os trabalhos têm se concentrado nas situações emergenciais. Ele disse que para quatro das nove pontes da bacia do Rio Águas Vermelhas em que houve estragos foi possível restabelecer o tráfego. Mas Souza lembra que a situação somente se normalizará com recursos para substituição destas pontes, que são de madeira, por pontes de concreto.

O vereador Belini Meurer destacou, ainda, a importância de verificar junto à Prefeitura de Barra Velha e o governo de Santa Catarina a conclusão das obras de fixação da foz do Rio Itapocú. Para Meurer, o represamento deste importante curso da região provoca reflexos diretos na vazão dos rios Piraí e Águas Vermelhas, responsáveis por parte dos alagamentos na Zona Oeste de Joinville em períodos prolongados de chuva.

{jcomments on}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui