Em uma reunião acalorada nesta tarde, a maioria dos vereadores da Comissão de Finanças, oposicionistas ao prefeito Carlito Merss, bateu o martelo: ou a Prefeitura resolve a situação da Associação Joinvilense dos Centros de Educação Domiciliar Infantil (Ajocedi), ou se manifesta oficialmente pelo fim do convênio com a entidade, expressando os motivos para tanto.

Este foi o quarto encontro dos vereadores Jucélio Girardi, Joaquim Alves do Santos, Zilnety Nunes, Patrício Destro (os oposicionistas) e Belini Meurer (único governista da comissão) para tratar do assunto. A expectativa era a de que a diretoria da Ajocedi traria a boa-nova sobre as pendências na prestação de contas. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui e também aqui.

Isso, de fato, ocorreu. Mas, segundo o assessor técnico da entidade, Edson Oliveira, agora, um novo impasse surgiu. Com as contas da associação em dia, a Prefeitura estaria apta a remeter para a Câmara um projeto de lei para validar um novo convênio. A proposta da Ajocedi, segundo a presidente Analie dos Santos, era manter os valores do ano passado – R$ 170 por criança de zero a três anos, em turno integral, e R$ 138 para crianças de quatro e cinco anos, em turno integral – e para o total de crianças do ano passado, ou seja, 2.078 crianças.

Só que no ofício em que solicita às secretarias de Planejamento e Fazenda a revalidação do convênio, o secretário de Educação, Marcos Aurélio Fernandes, requereu apenas 1.700 vagas. Para Analie dos Santos, esta redução de 378 vagas face ao que era praticado em 2010 será prejudicial às creches. Segundo afirmou a presidente, pela falta de subsídios, algumas já estão vendendo bens móveis para se sustentarem.

Nenhum representante da Prefeitura compareceu à reunião desta tarde, o que frustrou as cerca de 30 proprietárias de creches que prestigiaram a reunião. A expectativa delas era sair do encontro com um acordo. Em função disso, o presidente da Comissão de Finanças, vereador Jucélio Girardi, convocou para segunda-feira, às 14h, reunião extraordinária na qual será feita a discussão derradeira.

Jucélio avisa:

“Ou a Prefeitura manda seus representantes à Câmara para explicar a real situação, ou vamos todos os vereadores – porque isso já não é mais assunto só desta comissão – mais todos os representantes das 64 creches associadas à Ajocedi cobrar providência imediatas”.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui