O vereador Juarez Pereira, presidente da Comissão Especial de Transportes da Câmara de Joinville (CVJ), irá propor a formação de uma Comissão Permanente sobre Mobilidade Urbana, no legislativo joinvilense. A decisão do parlamentar foi motivada após sua participação nas discussões sobre a implantação de um modelo de integração do transporte coletivo entre Joinville/Araquari e também no Seminário sobre Mobilidade Urbana organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e coordenado pelos deputados federais Mauro Mariani e Marco Tebaldi.

“Este seminário foi importantíssimo pela didática e pelos assuntos abordados pelos palestrantes, todos de altos conhecimentos técnicos, que expôs a necessidade de se discutir amplamente o assunto que tem a ver com o momento. Principalmente do ponto de vista legal e a necessidade dos municípios se adequarem para resolverem graves problemas de trafegabilidade, acessibilidade e mobilidade com a elaboração de projetos a serem executados e viabilizados com recursos federais disponíveis nos ministérios para o setor”, explicou o parlamentar.

Ele explica que a importância do tema leva também outros municípios a formatarem suas Comissões Permanentes de Mobilidade Urbana. Dos cinco assuntos abordados no seminário, três foram sobre transporte público, “questões como tarifa, planilha de custos, políticas públicas, desoneração da tarifa, políticas nacionais de mobilidade urbana mostraram o quanto precisamos aprender e discutir sobre o setor que atinge o cidadão diariamente”, finalizou Juarez Pereira.

Participaram do evento os vereadores Jucelio Girardi e Zilnety Nunes (integrantes da Comissão Especial de Transportes), além dos vereadores Maurício Peixer e Alodir Alves de Cristo.

Foto de Sabrina Seibel