A defesa e o incentivo à formação de uma nova safra de políticos para o futuro próximo em Joinville e Santa Catarina foi a tônica dos discursos na aula magna na Escola do Legislativo de Joinville, proferida na noite de quinta-feira, dia 22. O evento contou com as presenças do deputado estadual Joares Ponticelli, presidente da Escola do Legislativo “Lício Mauro da Silveira”, do professor PHD da Universidade de Brasília, Antônio José Barbosa, do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Augusto Coutinho Madruga e do presidente da escola o vereador James Schroeder. A solenidade foi marcada pela assinatura do protocolo de cooperação entre a ABEL e as escolas de Joinville e da Assembléia Legislativa. A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) sedia a 89ª Escola do Legislativo no Brasil.

Schroeder enaltaceu o papel da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira que destacou como “nossa referência, onde participei de cursos e onde começamos a gestar esta semente que começa a germinar e que vai dar bons frutos a toda a sociedade joinvilense”, respaldou. O presidente da ABEL elogiou a atuação do deputado Ponticelli como “o maior incentivador do país de criação de Escola do Legislativo”.

O presidente da CVJ, vereador Odir Nunes agradeceu o apoio recebido de Ponticelli para a criação da escola em Joinville e entregou um exemplar do livro que conta a história da CVJ: Da Comuna Aos Tempos Atuais. A História do Legislativo de Joinville para cada um dos convidados. Nunes defendeu que o papel da escola será de promover a capacitação e qualificação profissional dos parlamentares e servidores “com excelência e qualidade” para dinamizar os serviços prestados aos munícipes e aproximar o Legislativo da sociedade para incentivar o exercício da cidadania.

Integrantes da mesa diretoria da CVJ, os vereadores Odir, Osmari Fritz e James Schroeder fazem parte do Conselho Deliberativo e Claudinei Dias é o coordenador da instituição. Joares Ponticelli destacou o papel e os objetivos da escola em oferecer ao parlamentar, ao servidor e aos cidadãos interessados, seus estudos em todos os níveis de escolaridade, conhecimentos básicos para o exercício de qualquer função dentro da Câmara de Vereadores, qualificar o servidor nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando a sua formação em assuntos legislativos. Além de desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, estimular a pesquisa técnico-acadêmcia voltada à Câmara de Vereadores, em cooperação com outras instituições de ensino, desenvolver atividades de pesquisas e estudos em temas de interesse político-institucional.

Florian Coutinho Madruga lembrou sobre a acessibilidade defendida na CVJ e garantiu que o legislativo joinvilense receberá uma cópia da Lei Orgânica do Município em Braille, a ser impressa na gráfica do Senado, em Brasília.

Fotos de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui