Na segunda noite de discussões sobre a nova Lei de Ordenamento Territorial de Joinville, também conhecido como uso e ocupação do solo, a grande preocupação dos cidadãos presentes é referente à preservação ambiental e qualidade de vida na cidade. O Projeto de Lei Complementar 69/2011, de autoria do Executivo, propõe mudanças profundas especialmente na zona urbana de Joinville.

Na noite de quarta-feira (07), os vereadores das comissões de Urbanismo e Legislação, entre outros parlamentares e representantes do Executivo, conduziram a Audiência Pública que teve a participação de 70 cidadãos aproximadamente. Representantes de associações de moradores e de entidades de classe, como engenheiros e arquitetos, expressaram suas preocupações, que, na opinião dos mesmos, está sendo conduzida de forma “apressada” pelo Executivo. Muitos queriam a leitura na íntegra do projeto e uma explicação menos técnica, de modo que o leigo possa compreender na íntegra quais serão as mudanças caso o projeto seja levando adiante.

Reinaldo Gonçalves, representando a associação de moradores do bairro Adhemar Garcia, localizado na zona sul da cidade, afirmou que a Prefeitura está descumprindo o estatuto da cidade, já que jogou a responsabilidade de organizar a Audiência Pública para o Legislativo. Segundo Renato, o Executivo deveria ter levado a discussão do projeto para os bairros, convidando massivamente toda comunidade. Moradores do bairro São Marcos, zona oeste de Joinville, mostraram-se preocupados com o “cinturão verde” que permeia o bairro. Na visão daqueles moradores, o projeto da Prefeitura pode desencadear um desmatamento desenfreado e uma povoação desorganizada no local. Já os que residem nos bairros Glória e América, a preocupação é com a verticalização, ou seja, a possibilidade de se construir prédios. Os moradores da área rural também estão preocupados com a qualidade de vida e pediram prudência por parte dos vereadores e técnicos da Prefeitura. Ficou evidente o clamor da população para que interesse pessoal e econômico não se sobressaia aos interesses coletivos. Na noite desta quinta-feira, dia 8, será realizada a terceira e última Audiência Pública, sendo que o foco das explicações técnicas será a Zona Rural de Joinville. Clique AQUI para ler como foi o primeiro dia das discussões e acessar na íntegra o projeto da Prefeitura, que vem sendo construído há dois anos.

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui