Os membros da comissão de Educação entraram na briga para a reabertura da escola de Panificação Suíça de Joinville, fechada desde 2008. Nesta tarde, em reunião da comissão de Educação, os vereadores receberam o cônsul honorário da Suíça em Joinville, Alberto Holderegger e Rogélio Paulino Luetke, presidente da Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt) para discutir o assunto e chegar a uma solução.

Alberto lamentou o fechamento da escola e a impossibilidade de levar conhecimento a quem necessita. Ele propôs que a Prefeitura busque parcerias com as instituições de ensino, como o Bom Jesus/Ielusc e a Univille. A ideia foi bem recebida por Rogélio, que afirmou que a Fundamas não tem condições financeiras de comprar e nem alugar um imóvel para a Escola. A solução para o caso, segundo ele, são as parcerias com outras instituições. Para isso, a Fundamas está disposta a emprestar em comodato os equipamentos necessários. Rogélio revelou que uma das possibilidades é a instalação da Escola de Panificação no Complexo da Expoville. O vereador Alodir Cristo acenou positivamente a ideia, lembrando que o Pórtico e o Complexo da Expoville são o cartão postal da cidade e devem ser mais bem utilizados.

Foi consenso entre os presentes o desejo de reabrir a Escola de Panificação Suíça o mais breve possível. O vereador Cristo foi além e propôs que seja criada na Cidadela Cultural Antarctica um espaço gastronômico junto com a Escola de Panificação. O vereador Adilson Mariano sugeriu que os ensinamentos da Escola devem ser levados ao CIP (Centro de Internamento Provisório) para oportunizar um ofício digno aos jovens infratores. A Fundamas irá agendar um encontro entre os vereadores da comissão e a Promotur (Fundação Turística de Joinville) para analisar as possibilidades da reabertura da Escola de Panificação Suíça.{jcomments on}

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui