A terceirização do Centro de Bem-estar Animal (CBEA) foi o assunto da reunião da Comissão de Finanças desta quarta-feira (29). A vereadora Tânia Larson (União Brasil) sugeriu o debate.

Segundo a gerente de Bem-estar e Proteção Animal, Elisabet de Sousa Mendes, o CBEA já terceiriza alguns serviços, como exames e alguns procedimentos, mas a intenção agora é terceirizar todos os atendimentos.

Caberá ao município basicamente a definição das políticas públicas da causa animal e a fiscalização do contrato, explicou a gerente.

O edital de terceirização foi publicado no dia 13 de março no site da Prefeitura de Joinville, mas está temporariamente suspenso para “revisão das peças técnicas”.

O secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra, afirmou que, do ponto administrativo, o CBEA já usava empresas terceirizadas, mas agora esses serviços foram agrupados em um único edital. Segundo o secretário, os custos vão diminuir muito.

A vereadora Tânia Larson citou que o edital prevê R$ 9,1 milhões em 36 meses. Comparativamente, em 2022 foram gastos cerca de R$ 4 milhões, segundo a vereadora.