Ouça

Leia

Os vereadores da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública se reuniram nesta terça-feira (25) com o Secretário Municipal de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Paulo Rigo, para saber como está a primeira fase do projeto “Joinville Sempre Alerta”.

Atualmente, 1.388 câmeras de vigilância foram instaladas em 347 pontos de Joinville. Destes, 99 já estão sendo monitorados pela Seprot, o que representa aproximadamente 20%. No total, serão instaladas 1.728 câmeras em 432 pontos da cidade.

O monitoramento e a definição dos pontos são feitos por uma equipe técnica do núcleo de inteligência da Seprot, com apoio da Defesa Civil, da Secretaria de Educação, do Departamento Estadual de Trânsito e da Guarda Municipal. A primeira fase do projeto foi financiada com recursos do governo estadual.

Segundo o secretário, a instalação dos equipamentos é demorada porque depende de internet e energia elétrica. Ele também relatou que, embora esteja dentro do prazo de entrega e instalação dos equipamentos, a empresa pediu para ampliá-lo.

Os critérios técnicos foram baseados no apoio à Defesa Civil, que pretende viabilizar o monitoramento dos níveis dos rios, bem como locais de alagamento. Isso deve agilizar o trabalho do órgão, pois dispensará o deslocamento de equipes para conferência in loco, explicou Rigo.

Também serão instalados 162 totens de segurança nas entradas das unidades escolares. A Seprot tem como finalidade o monitoramento de quem entra e sai das unidades.

Joinville Sempre Alerta
Foto: Prefeitura de Joinville

Segunda fase

Está em licitação a segunda parte do projeto. Tal processo é para viabilizar a identificação automática de veículos. Ele será instalado nas entradas e saídas do município. Cerca de 80 câmeras com sistema de leitura de caracteres (OCR) serão instaladas em 33 pontos.

O cercamento digital, como é chamado este método, permite que veículos roubados ou irregulares sejam monitorados pela rede de câmeras, enquanto o reconhecimento ótico explicita as características. A intenção é ter um centro de monitoramento dentro da Seprot.