A edição deste ano do Prêmio Jovem Autor bateu o recorde de inscrições. A Escola do Legislativo contabilizou 25.007 trabalhos enviados pelas 87 escolas participantes. É o maior número de inscritos desde a criação do prêmio em 2015.

Essa é a sétima edição do concurso de redação e desenho promovido pela Câmara de Vereadores de Joinville por meio da sua Escola do Legislativo. O tema deste ano é “Adoção Responsável de Animais”.

O número de inscritos dobrou em comparação à última edição, que teve 12.270 participantes. Em 2017, foram 20.184 inscrições, maior número até então.

Para a coordenadora da Escola do Legislativo, Juliana Fillipe, a alta nas inscrições foi motivada pelo retorno das atividades presenciais integrais nas escolas joinvilenses. Além disso, a Escola do Legislativo realizou capacitações nas escolas, com a presença de tutores profissionais de animais, que introduziram o tema de forma prática aos alunos.

O concurso é destinado a alunos das redes pública e particular de ensino de Joinville. As escolas poderiam inscrever até a última sexta-feira (15) dois alunos por categoria. São elas: desenho, para alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental; carta, para quarto e quinto anos; poema, para sexto e sétimo anos; crônica, para oitavo e nono anos do fundamental; e artigo de opinião, para todo o ensino médio.

Os alunos finalistas concorrem a laptops, smartphones e tablets. Quem vencer a categoria artigo de opinião também ganha uma viagem cultural de dois dias à cidade de São Paulo.

A próxima etapa ocorre entre 15 de agosto e 2 de setembro. Neste período, a Comissão de Avaliação e Julgamento definirá os três finalistas de cada categoria. A comissão é formada por profissionais de educação, letras, artes ou comunicação, selecionados por meio de edital de chamamento público, cujo prazo de inscrição terminou na sexta-feira (15).

A lista dos finalistas será divulgada no dia 19 de setembro. E os vencedores serão conhecidos em cerimônia solene de premiação no dia 24 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.