O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), e o primeiro-secretário, Érico Vinicius (Novo), estiveram em Brasília esta semana. Na agenda de compromissos na capital do país, os vereadores acompanharam o prefeito Adriano Silva (Novo) em busca de colaboração do governo federal para solicitações da população joinvilense. Entre as pautas defendidas pelos parlamentares estavam a construção de novas unidades básicas de saúde, apoio para os setores da habitação, do turismo e da pesca e melhorias nas marginais da BR-101, no trecho que corta Joinville.

No Ministério da Infraestrutura, a reunião contou com a presença de diretores da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho joinvilense da BR-101. No encontro, a comitiva abordou a necessidade de melhorias nas marginais da rodovia. De acordo com Peixer, por conta da cobrança do prefeito e dos vereadores, a questão deve ser acelerada para que no próximo ano já seja resolvida.

Das tratativas com o secretário adjunto de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, Maurício Peixer destacou o pedido de construção de dois trapiches, sendo um no Morro do Amaral e outro na praia da Vigorelli. Também neste encontro, foi feita a reivindicação de apoio para a criação de alevinos, especialmente para o cultivo de tilápias, além de uma parceria entre a Unidade de Desenvolvimento Rural, que é gerência da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

Em outra reunião, voltada para o setor habitacional, os vereadores foram informados sobre a contemplação de Joinville no Pró-Moradia, um projeto dentro do Programa Casa Verde e Amarela. Com lançamento oficial previsto para o dia 20 de agosto, o Pró-Moradia atuará na construção de habitação, regularização de terrenos, além da possibilidade de obras de melhorias, como paisagismo e pavimentação.

No Ministério da Saúde foram apresentados pedidos de implantação de novas unidades básicas de saúde para Joinville, ampliação de convênios da rede de agentes comunitários e discussão sobre o custeio do 29. Especificamente sobre a pauta do HMSJ, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane, sugeriu a revisão na pactuação com os municípios da região e com a Secretaria de Estado da Saúde como um caminho a ser adotado.

A área do turismo também foi contemplada nas conversas em Brasília. Projetos para o turismo em Joinville foram apresentados ao Ministério do Turismo. Segundo o presidente da CVJ, foi defendida a necessidade de construção de dois novos pórticos turísticos, além de apoio para a realização de eventos no município. Na reunião, o chefe de assuntos parlamentares e federativos do Ministério do Turismo, José Ivo Rolim Bezerra Junior, afirmou que Joinville está entre as 65 cidades do Brasil com nível A no que se refere ao potencial turístico.