A Comissão de Urbanismo recebeu nesta quarta-feira (19) representantes da Companhia Águas de Joinville (CAJ). O vereador Wilian Tonezi (Patriota), que propôs a reunião, queria esclarecimentos sobre as obras de expansão da companhia.

Uma das questões levantadas pelo vereador é sobre a possibilidade de rescisão do contrato com a empresa responsável pela expansão da rede de esgoto da zona sul da cidade. A gerente de expansão da companhia, Priscila Voltolini, confirmou que o cronograma apresenta atrasos, mas afirmou que a empresa contratada para o serviço foi notificada.

O presidente da CAJ, Sidney Marques de Oliveira Junior, lembrou que a companhia não pode deixar de seguir os ritos legais.

Outro ponto questionado pelos vereadores é a construção da estação de tratamento de esgoto do bairro Vila Nova. A Águas de Joinville informou que o início da pré-operação da ETE está previsto para o segundo semestre de 2024.

Os representantes da CAJ também apresentaram um panorama do que a companhia precisa fazer para cumprir o novo marco legal do saneamento. Até 2033, a cobertura de esgoto terá que atingir pelo menos 90% da população de Joinville. Atualmente a cobertura é de 43,6%.

Segundo a gerente de expansão, para atingir o percentual mínimo, terão que ser implantados 876 quilômetros de rede coletora, 171 estações elevatórias de esgoto e quatro novas estações de tratamento. Para isso, deverão ser investidos R$ 1,5 bilhão, cujos recursos estão sendo obtidos de quatro agências financiadoras: Caixa Econômica Federal, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-sul (BRDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agence Française de Développement (AFD).