Na manhã desta terça-feira (28), os vereadores Henrique Deckmann (MDB), Brandel Junior (Podemos) e Cassiano Ucker (União), respectivamente presidente, secretário e membro da Comissão de Saúde, visitaram laboratórios e espaços de atendimento a pacientes da Unidade Centro da Univille. Na visita, os parlamentares coletaram informações sobre os atendimentos prestados pela Univille por meio de convênio com a Prefeitura de Joinville, e discutiram a agilização de atendimentos.

Recepcionados pelo reitor da instituição, Alexandre Cidral, e docentes de cursos da área da saúde, os parlamentares conheceram o Laboratório de Habilidades Clínicas, voltado para a simulação de várias situações vivenciadas pelo profissional de saúde, como partos e atendimentos de traumas, a Farmácia Escola e o setor ambulatorial. Em conversa sobre a formação dos profissionais, a equipe de Cidral informou que a Univille oferece cerca de 800 atendimentos de saúde por mês. Os atendimentos são realizados a partir de agendamentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Cidral, a Univille oferta consultas em 26 especialidades médicas diferentes. Ele informou que a unidade passará a atender também a pacientes de municípios que fazem parte do consórcio intermunicipal Cisnordeste. Os professores analisaram que além de dar uma contrapartida para a sociedade, os convênios oferecem espaço para a prática dos acadêmicos na fase final de suas graduações.

Brandel Junior questionou a equipe da Univille sobre a possibilidade da instituição auxiliar o município, em forma de mutirão, para diminuir a fila de consultas na saúde pública. Cidral esclareceu que é necessário a apresentação de um projeto específico para tal.

Na Farmácia Escola, a coordenadora Graciele Gonçalves informou aos vereadores que no ano passado a Univille manipulou e entregou mais de 230 mil medicamentos para pacientes atendidos pelo SUS e particulares.

Henrique Deckmann valorizou a qualidade da estrutura da Univille para a formação de profissionais de saúde em Joinville. O vereador ainda destacou a importância do diálogo entre a universidade e a Câmara e defendeu os convênios com a instituição para a promoção de política pública de qualidade.