A comissão especial que avalia a segurança em escolas de Joinville visitou cinco centros de educação infantil (CEI) nesta sexta-feira (12). Os vereadores vistoriaram creches nos bairros Fátima, Jarivatuba e Adhemar Garcia. Desde semana passada a comissão já passou por 32 unidades de ensino.

O roteiro de visitas desta manhã começou no CEI Miosótis, no bairro Fátima. Na sequência, os parlamentares fiscalizaram o CEI Fátima, no Jarivatuba. A vistoria terminou no Adhemar Garcia, com as visitas aos CEI Espaço da Criança, Meu Pequeno Mundo e Adhemar Garcia.

No CEI Miosótis, a diretora Bianca Pinheiro Gozdecki afirmou que os pais percebem que a unidade escolar é segura, já que conta com vigilantes, botão de pânico, grades em altura suficiente e monitoramento em todos os ambientes. A responsável pelo CEI afirmou ainda que poucos pais deixaram de mandar suas crianças para a creche.

O presidente da comissão, Brandel Junior (Podemos), afirmou que ao longo das 32 visitas os vereadores observaram que, apesar de todas unidades contarem com botão de pânico, algumas precisam de revisão no sistema de comunicação por problemas nas linhas telefônicas, o que já está sendo feito pela empresa de vigilância contratada. Ainda segundo Brandel, há necessidade de aumentar as grades de algumas unidades e reposicionar câmeras de segurança para evitar pontos cegos.

As visitas aos CEI seguem na próxima semana. Brandel afirmou que, após as visitas aos CEI da rede municipal, os vereadores vão vistoriar outras unidades escolares. Após esta fase, a comissão deve preparar um relatório com apontamento das deficiências e sugestões de melhorias.

A comissão tem reunião nesta sexta-feira, às 14h30, com a presença do secretário de Educação, Diego Calegari. A segurança nos centros de educação infantil conveniados estará em debate. De acordo com o presidente da comissão especial, a maioria dos alunos das creches conveniadas é da rede municipal, e por isso os vereadores querem saber como a Secretaria de Educação está garantindo a segurança nesses locais.

A comissão é composta pelos vereadores Brandel Junior (Podemos, presidente), Neto Petters (Novo, secretário), Wilian Tonezi (Patriota, relator), Tânia Larson (União Brasil, membro) e Adilson Girardi (MDB, membro).