A Câmara de Vereadores de Joinville entregou a nove homenageados na noite desta terça-feira (30) a Medalha de Condecoração Comunitária de Segurança Soldado Jackson dos Santos. A honraria é conferida anualmente a integrantes das forças de segurança de todas as esferas públicas (federal, estadual e municipal).
Jackson dos Santos foi policial militar de Santa Catarina. Ele faleceu em serviço no dia 4 de outubro de 2009, enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. A viatura na qual estava se chocou contra um trem no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, em Joinville. O objetivo da homenagem é valorizar e reconhecer a atuação dos profissionais da área da segurança pública. Podem ser agraciados com a honraria agentes de trânsitos, guardas municipais, policiais civis, militares, federais, rodoviários e ferroviários, bombeiros voluntários e militares. A honraria foi criada na legislatura passada por iniciativa do ex-vereador Richard Harrisson, policial militar aposentado.
Os homenageados de 2021
- Tarcísio Melo Schroeder, cabo da Polícia Militar;
- Nelson de Oliveira e Silva, sargento da Polícia Militar;
- Wagner Sardo, cabo da Polícia Militar;
- Fernando Ervin Wolf, cabo da Polícia Militar
- Gilson Pinheiro de Oliveira Júnior, soldado da Polícia Militar;
- Ana Magali Balestrin, policial civil;
- Simão Edson da Cunha, policial rodoviário federal;
- Fabrício José de Souza, agente de trânsito;
- David Patrick Goulart da Silva, guarda municipal (in memoriam).
O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), destacou uma característica desses profissionais: “Para fazer parte da segurança pública tem de ter determinação, honra, coragem e, acima de tudo, respeito e amor ao próximo”.
Para o presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da CVJ, Ascendino Batista (PSD), é importante parabenizar agentes de segurança pública, pois “eles vão além do cumprimento do dever, muitas vezes arriscando suas vidas para preservar a vida do próximo”.