Foi apresentado na tarde desta quarta-feira (dia 5) o relatório final prévio da Comissão Especial das Águas, da Câmara de Vereadores de Joinville. O próximo passo será a análise final do relatório pelos vereadores e apresentação do documento no plenário do Legislativo, na semana que vem, durante sessão ordinária.
Na reunião, os cinco integrantes (vereadores James Schroeder –presidente; Fabio Dalonso – secretário; João Carlos Gonçalves – relator; Adilson Mariano e Rodrigo Thomazi) destacaram os trabalhos realizados durante os quatro meses de permanência da comissão.
Durante todo este período, várias entidades apresentaram suas ações envolvendo a preservação dos recursos hídricos em Joinville, como a Epagri, a Fundação Municipal 25 de Julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Companhia Águas de Joinville (CAJ), o Instituto Viva Cidade (IVC) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Dentre as propostas apresentadas está a proposição de medidas para preservação da água em Joinville e região, já que muitos mananciais cortam a maior cidade de SC, melhoria das bacias hidrográficas, incentivo à captação da água da chuva, política tarifária e reutilização da água dos procedimentos industriais, além de outras ações visando a manutenção dos recursos na região.
Considerações
O presidente da comissão, James Schroeder, agradeceu a todas as entidades e a comunidade que participaram, de alguma forma, deste importante debate na comissão especial. Além disso, Schroeder ressaltou que o tema sobre água precisa constantemente ser destacado, pois é um bem finito e a preservação é a melhor alternativa.
Na opinião do vereador Fábio Dalonso, o documento da comissão bastante riqueza de detalhes e vai servir como um norteador para as próximas ações. Ele sugeriu que a Câmara organize um fórum de debates sobre o tema, envolvendo entidades regionais, como por exemplo os municípios da Amunesc.
O vereador João Carlos Gonçalves salientou a importância da criação do Memorial da Água, que deverá ser construído no mesmo local de captação da água da antiga Cervejaria Antarctica. O projeto, apresentado pela Companhia Águas de Joinville, está sendo finalizado pela estatal.
Já o vereador Adilson Mariano agradeceu a comissão pela preocupação em debater o futuro da água em Joinville. O vereador Rodrigo Thomazi parabenizou a equipe legislativa pela condução dos trabalhos da comissão especial.
Foto Sabrina Seibel