Vereadores da CPI da Saúde conheceram nesta terça-feira o funcionamento da Central de Regulação da Saúde e visitaram os postos de saúde dos bairros Glória e Vila Nova. Na Central de Regulação, foram verificados os procedimentos com relação ao agendamento das consultas médicas nos postos de saúde. Este setor é responsável por marcar e desmarcar consultas.
“Vale ressaltar que todas as ligação são gravadas e também registradas, no sistema, o dia e a hora em que estas ligações foram efetuadas”, disse o presidente da CPI, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB). A Central de Regulação localiza-se na Secretaria de Saúde, na rua Araranguá (em frente ao Hospital Materno Infantil).
Antes da visita à Central de Regulação, os integrantes da CPI foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Francieli Schultz, e também pelos gerentes executivos do órgão. Ainda pela manhã, o grupo visitou dois postos de saúde localizados nos bairros Glória e Vila Nova.
“Todas as informações coletadas durante as visitas, os depoimento das lideranças convocadas e também os dados solicitados através dos pedidos de informação serão incluídas no relatório final que está sendo preparado”, frisa o relator da CPI da Saúde, Jaime Evaristo (PSC).
A CPI tem o objetivo de averiguar a falta de medicamentos e também as filas de consultas e cirurgias em Joinville.
Para a próxima semana, os vereadores membros da CPI irão visitar outras unidades de Saúde. A secretária municipal de Saúde, Francieli Schultz, deve ser convocada nas próximas semanas, novamente, para depor na CPI.
A CPI da Saúde também é formada pelos vereadores Maycon Cesar (PSDB, secretário); Manoel Bento (PT) e Roberto Bisoni (PSDB).
Texto: Thiago Dias, colaborador/ Foto: Nilson Bastian.