Hoje se comemora o dia nacional de divulgação sobre a fibrose cística. Para lembrar essa data tão especial da saúde pública, o legislativo recebeu na Tribuna Livre Carmen Lúcia Vick Pscheidt, diretora de eventos da ACAM (Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico).

A mucoviscidose, mais conhecida como fibrose cística ou apenas FC, é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino. Carmen chamou atenção para a necessidade do teste do pezinho, que identifica a doença nos primeiros dias de vida, como também aos principais sintomas da doença, que os pais devem ficar atentos, como: suor salgado, tosse crônica, bronquite, pneumonia constante e dificuldade em ganhar peso.

Carmen cobrou do município a aquisição do aparelho que realiza o “teste do suor”. “Joinville não tem esse equipamento. Ele custa 2 mil dólares, sendo fundamental para diagnosticar a doença”. Para outras informações sobre a fibrose cística, acesse https://acam.org.br/.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário