Com a coordenação do presidente da Comissão de Saúde, da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Alodir Alves de Cristo, o legislativo joinvilense realizará o Fórum Regional “A Saúde Tem Remédio”, entre os dias 28 e 29 de maio, nas dependências da casa. Entre os temas a serem abordados destaca-se a medicina alternativa. Uma vez que a fitoterapia moderna está atraindo a atenção tanto de médicos quanto de pacientes. Os laboratórios fazem pesquisas sobre os valores medicinais das ervas receitadas pelos nossos avós.

Uma das pioneiras nestes estudos foi a irmã Eva Michalak, nascida em Massarandubinha, em Massaranduba (SC), em 12 de julho de 1912. A partir de 1932 começou a cultivar ervas medicinais e estudar seus efeitos curativos. Nos anos que passou no convento da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rodeio, até sua morte, irmã Eva fazia viagens para outros Estados e países divulgando seus ensinamentos e colhendo informações sobre plantas medicinais que não se encontravam em Santa Catarina.

Ela dizia que se dedicou às plantas medicinais “para poder atender as pessoas mais carentes. Ao doar as ervas, também dou as mudas ou sementes para que as pessoas cultivem a espécie em sua casa”, explicou o vereador Alodir Cristo. 

O parlamentar fez o resgate histórico sobre a vida da religiosa para revelar que no encerramento do Fórum “A Saúde Tem Remédio”, no dia 29 de maio, será entregue às irmãs Catequistas Franciscanas uma placa homenageando Eva Michalak no centenário de seu nascimento.

Este será um dos maiores eventos da Câmara de Vereadores neste ano e discutirá um assunto que interessa a todos: alternativas para a saúde pública da região. “Iremos contar com especialistas em várias áreas que mostrarão experiências de sucesso em outras cidades e soluções alternativas que já estão sendo colocadas em prática, tais como fitoterapia e homeopatia”, frisou o organizador do fórum, o professor Cristo. Serão feitas 15 palestras com profissionais de renome na área médica.

Fotos de Sabrina Seibel
Texto: Domingos Miranda

Deixe um comentário