A Câmara Mirim da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), realizou nesta tarde e última sessão de 2012. Para “limpar a pauta” de discussões dos assuntos pendentes foram anexados os que deram entrada no dia e por este motivo a sessão durou mais do que o tempo normal de 1 hora. Com o acúmulo de projetos em pauta, os mirins tiveram intensos debatse sobre as condições dos materiais das escolas e questões que envolveram os museus da cidade. O encerramento dos trabalhos legislativos de 2012 foi coroado de êxito e brindado com uma apresentação de dança da Escola Bernardo Tank.
O líder mirim Vinicius Nardes destacou pontos que integram o turismo da cidade. Ele apresentou projetos reforçando o pedido que já realizado pelo plenário da Câmara de Vereadores (*), ou seja, as reformas dos prédios públicos que abrigam os museus do Sambaqui e do Imigrante, da Casa Fritz Alt, do Mirante do Morro do Boa Vista, do Zoobotânico e a pintura da parte externar do Arquivo Histórico. Vinicius acredita que os locais representam também a cultura joinvilense, o que para ele são bons motivos para que sejam melhor cuidados e preservados. A situação das escolas também é motivo de preocupação dos políticos mirins, o vereador Eduardo Tomelin teve o projeto pedindo o término da reforma na Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Benta Costa, aprovado. A vereadora Jéssica Fernanda Barauna pediu a instalação de bebedouros e a compra de novas mesas para a prática de ping-pong na Escola de Educação Básica Professora Juracy Maria Brosig. O vereador Pedro de Andrade despertou a atenção dos colegas pela abordagem como solicitou ao prefeito Carlito Merss valorizar os encaminhamentos realizados pela Câmara Mirim e dê mais celeridade nos atendimentos. Ele justificou alegando que muitos projetos foram apresentados no início da atual legislatura dos Mirins e até hoje, quando realizada a última sessão do ano, não houve sequer resposta do Executivo numa clara demonstração de prática de valorização do legislativo mirim.
Para fechar o ano legislativo com “chave de ouro”, ao final da sessão, os mirins foram brindados com uma bonita apresentação da atividade que destaca Joinville perante o mundo: a dança. Um grupo de bailarinas/estudantes da Escola Municipal Professor Bernard Tank realizaram uma apresentação depois de visitavem as repartições da Câmara de Vereadores. A próxima reunião da Câmara Mirim só deverá acontecer em fevereiro de 2013.