Arte de Paula Haas

A Câmara de Joinville fará uma sessão em comemoração aos 150 anos do Poder Legislativo da cidade, nesta segunda-feira (19 de novembro), a partir das 19h30, no Plenário. No evento será lançado um selo comemorativo dos 150 anos da Câmara de Joinville. Serão ainda homenageados o ex-vereador Mário Lobo e a ex-vereadora Heliete Steingraber, em reconhecimento aos homens e mulheres que já legislaram em Joinville. Mário Lobo foi presidente da Câmara entre 1970 e 1971, na sétima legislatura. Heliete Steingraber foi vereadora na décima terceira legislatura.

O evento também marcará o início de uma exposição sobre os 150 anos da Câmara de Joinville. Ela vai mostrar um pouco da história da Câmara até hoje, com os principais momentos em uma linha do tempo. A exposição será no hall de entrada da Câmara.

Os 150 anos

Tudo começou em 1868, quando Joinville foi elevada à categoria de vila, o equivalente hoje a município. Em setembro daquele ano, reuniram-se 231 eleitores às portas da Igreja de São Francisco Xavier para a eleição de sete parlamentares que dariam início à Câmara de Vereadores. Dom Pedro II reinava no distante Rio de Janeiro, e a então vila com 5 mil habitantes fazia sua primeira eleição.



Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para jornalismo@cvj.sc.gov.br ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Deixe um comentário