A Câmara de Vereadores premiou em sessão solene nesta quinta-feira (9) os 15 alunos finalistas do Prêmio Jovem Autor 2018. Alunos, pais, professores e ex-vencedores do prêmio prestigiaram a sessão solene que revelou os campeões das cinco categorias entre os mais de 11 mil estudantes participantes. Todos os 15 finalistas receberam a medalha de mérito “Professora Herondina Vieira”.
Criado há quatro anos, o Jovem Autor é um concurso de redação e desenho que estimula jovens estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem hábitos de leitura, escrita, criação artística e pensamento crítico para a construção de uma sociedade melhor. O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião.
“Democracia Representativa: escolher é escrever a história” foi o tema da edição deste ano. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema nas escolas públicas e particulares de Joinville. A edição 2018 do Prêmio Jovem Autor recebeu a participação de 86 escolas do município.
Confira quem são os vencedores da 4ª edição do Prêmio Jovem Autor:
Desenho
- Larah Vitória Casarim, da Escola Municipal Paul Harris
- José Victor Lovison, Escola Municipal Anita Garibaldi
- Nicolas Alexandre Fettbach, da Escola Municipal João Costa
Carta
- Thamiris Eliza Bitencourtt, Escola Municipal Gov. Heriberto Hulse
- Beatriz Saramento Quintino, Escola Municipal Profª Virgínia Soares
- Gabrielly dos Santos, Escola Municipal Profª Laura Andrade
Poema
- Mariana Coelho Strutzel, Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos
- Sofia Reinert Valéria Fernandes, Escola Municipal Prefeito Max Colin
- Angel Ramos Vilella, E.E.B. Engenheiro Annes Gualberto
Crônica
- Maísa Pasquali, Escola Municipal Amador Aguiar
- Júlia Du Bois Araújo Silva, Associação Educ. Luterana Bom Jesus IELUSC
- Guilherme Kalluf, Escola Internacional de Joinville
Artigo de opinião
- Anderson Germano Coelho, E.E.B. João Colin
- Milena da Silva, E.E.B. Engenheiro Annes Gualberto
- Othávio Henrique Renault de Castro, Centro Educacional Conexão
Interdisciplinaridade
Em entrevista à CVJ TV, a professora Vanessa Heloísa de Melo, da Escola Internacional de Joinville, destacou o aspecto interdisciplinar. A escola teve um dos trabalhos finalistas na categoria crônica. Vanessa explicou que o debate sobre democracia mobilizou professores de História e de Letras para viabilizar a elaboração dos textos.
Premiação
Os 15 finalistas do Jovem Autor receberam a medalha de mérito “Professora Herondina Vieira”. A medalha reconhece os 45 anos dedicados à educação joinvilense da educadora, empenhada em causas comunitárias no município de Joinville.
Além da medalha, os alunos receberam a seguinte premiação:
- 1º lugar de cada categoria: notebook;
- 2º lugar de cada categoria: tablet 10″;
- 3º lugar de cada categoria: tablet 7″.
Aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar será concedido uma viagem cultural na cidade de São Paulo, pelo período de dois dias e um diploma outorgado pela Câmara de Vereadores de Joinville. O aluno, primeiro colocado na categoria “Artigo de Opinião”, também ganha uma viagem cultural para a cidade de São Paulo.
Exposição Jovem Autor
Trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio, que passaram pela etapa municipal do prêmio, estão expostos no Hall de entrada da Câmara. Os trabalhos ficam expostos até 16 de novembro.