Trinta e sete alunos da Escola Alícia Bittencourt Ferreira, do bairro Profipo, visitaram ontem a Câmara de Vereadores de Joinville. O grupo foi recepcionado pelo vereador Rodrigo Fachini e equipe de servidores do Legislativo. Esta visita faz parte do “Projeto Analfabetismo Político”, desenvolvido por três professores da unidade: Tatiane Gonçalves Camilo Amarante, Micheli Mendes Vieira e Romi Stepic, cujo objetivo é estimular os adolescentes para o interesse pela política, apontando os deveres e direitos para o exercício da cidadania.
Segundo a diretora da escola, Marli Dietrich da Rosa, o objetivo do projeto é estimular os adolescentes para o interesse pela política, apontando os deveres e direitos para o exercício da cidadania. Também visa contribuir na formação de cidadãos reflexivos e críticos.
O vereador Rodrigo Fachini destacou a importância dos estudantes de começar a compreender as funções e atividades dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. “Durante a visita à Câmara, apresentamos os setores, os trâmites e processos legislativos e os ambientes da Câmara. Além disso, comentamos sobre os vereadores mirins que se reúnem mensalmente e deliberam projetos em sessão e também nosso programa ‘Conhecendo o Legislativo’”, expõe Fachini.
O projeto “Projeto Analfabetismo Político” contempla uma pesquisa sobre a trajetória, pessoal, profissional e política de cada um dos parlamentares do legislativo municipal; debate com parlamentares. Antes da visita à Câmara, o grupo de estudantes esteve na Prefeitura, coletando informações sobre as ações do Poder Executivo.
A Alícia Bittencourt Ferreira conta atualmente com 950 alunos e está localizada no bairro Profipo.