Com vassouras nas mãos, elas varrem os corredores, enquanto nas salas, jovens e crianças aprendem mais a cada dia. Elas torcem o pano, passando nas mesas e cadeiras, lustrando os móveis e limpando a poeira acumulada. As faxineiras trocam o lixo e estão ali em prontidão de qualquer sujeira que queira aparecer. A equipe de serviços gerais da Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss, que fica localizada no bairro Morro do Meio, foi parabenizada através de uma moção feita pela vereadora mirim, Amanda Rohricht do Nascimento, aluna da escola.
Nos meses de agosto e setembro, os vereadores mirins apresentaram 10 moções parabenizando alunos, profissionais da área da educação e entidades da cidade. Entre os parabenizados está a professora de dança Elisiane Wiggers, que ministra aulas para alunos da rede municipal de ensino através do “Programa dançando na escola”. A vereadora mirim Luana Elias da Silva, aluna de Elisiane na Escola Municipal João de Oliveira, foi quem fez a proposição homenageando a professora.
“A Luana ficou impressionada quando ganhei o Festival de Dança com a Escola Pedro Ivo Campos”, conta Elisiane.
Para a professora, a moção é o reconhecimento do trabalho feito nas escolas de Joinville. “Fiquei bem honrada com essa homenagem. E ao mesmo tempo, percebo que eles começam a ver as coisas que acontecem na comunidade.” Na categoria junior da competição, a coreógrafa participou de 10 edições do Festival de Dança de Joinville com o grupo de danças populares da Escola Municipal Pedro Ivo Campos.
Nesse ano, os mirins apresentaram 33 indicações, 13 moções e 15 projetos de leis. Eles se reúnem na última segunda-feira de cada mês para a sessão ordinária. A próxima reunião dos jovens parlamentares está agendada para a segunda-feira (31), no Plenário da Câmara, a partir das 15 horas.
Texto: Jornalismo CVJ, por Talissa Peixer, sob supervisão de Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel