A Câmara de Vereadores de Joinville assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara dos Deputados para transmitir em sinais de TV e rádio abertos. O convênio foi celebrado hoje, em Brasília, em evento que reuniu representantes do Legislativo de todo o País.
Joinville vai transmitir em rede com a Câmara dos Deputados, que tem público potencial de mais de 50 milhões de pessoas. Até agora, em Santa Catarina, apenas a Câmara de Florianópolis tinha autorização para transmitir em rede aberta de TV. Blumenau também foi contemplada no acordo.
Foram liberadas 120 outorgas de TV e há pelo menos 100 manifestações de interesse, segundo o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, o deputado Cleber Verde (PRB-MA).
Na cerimônia, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ver no acordo oportunidade para “integrar o País inteiro”.
Representaram a Câmara de Joinville na assinatura do convênio o vereador João Carlos Gonçalves (PMDB) – presidente da Casa no início do projeto de abertura de sinal, entre 2013 e 2014 -, a diretora de Comunicação da Câmara, Maria Ivonete P. da Silva, e o chefe da Divisão de TV e Rádio, o jornalista Felipe Faria.
Ainda não há data para o início das operações. Os projetos técnicos estão sendo elaborados, e ainda precisam do aval do Ministério das Comunicações. Os passos seguintes são a compra de equipamentos e a estruturação da programação local.
O vereador João Carlos disse entender que a assinatura finaliza um “longo processo, importante para Joinville, e que perpassa várias gestões”.
“O fundamental é a gente popularizar a comunicação da Câmara, com foco nos assuntos do dia a dia, valorizando o trabalho do vereador, do servidor, e dando transparência ao Legislativo”, diz a diretora de Comunicação, Maria Ivonete.
Sinal digital
A TV da Câmara de Joinville poderá ser sintonizada no canal 36 (UHF), em sinal digital, 24 horas por dia. A rádio, possivelmente, estará localizada na frequência 102,3 FM. Ambas funcionarão em rede com a Câmara dos Deputados.
O sinal da TV da Câmara será transmitido para um público potencial de 750 mil pessoas, em Joinville e região.
A abertura de sinal representa oportunidade de comunicação direta com um público maior, mas não exclui a necessidade de manter parcerias com a mídia comercial. “Não há como popularizar (o conteúdo da Câmara) sem o braço comercial, sem as mídias comerciais, que já têm público consolidado”, explica Maria Ivonete.
A TV da Câmara de Joinville foi criada em 2003 para exibir sessões e notícias. Atualmente, exibida no canal 16 da NET, por 4 horas diárias, em parceria com a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, passa por reformulação de conteúdo. A rádio FM é um projeto inédito na Câmara, iniciado na atual gestão.
Foto: Lucio Bernardo Júnior