A CVJ sedia durante esta sexta-feira (24), o seminário A Gestão Municipal e o Desafio da Educação de Qualidade, reunindo 60 participantes, entre gestores de educação e professores da região norte de Santa Catarina. O evento está sendo conduzido por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e segue com atividades durante o período da tarde desta sexta.

Pesquisador da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, Alexandre André dos Santos estruturou sua apresentação para os gestores municipais em uma leitura das 20 metas do Plano Nacional de Educação que as considera sob quatro eixos principais: garantia de acesso à rede escolar, garantia de aprendizado do aluno, garantia de formação dos professores e garantia de gestão.

Na visão de Alexandre, é preciso “ter um projeto de país claro, saber qual é o Brasil ou o município que a gente quer, para aí entender qual educação a gente precisa para atender isso, porque a avaliação é apenas um instrumento que vai te dizer se você está chegando ou não nessa direção”. Faltando essa clareza, disse, “não há instrumento de avaliação que faça sentido”.

Alexandre utilizou em sua explanação exemplos do período em que foi secretário municipal de Bombinhas. O pesquisador afirma que a experiência enriqueceu suas reflexões porque “uma coisa é o que você pensa, estuda e planeja nos gabinetes lá em Brasília e nas universidades e outra coisa é o que acontece na ponta e no dia a dia da gestão das escolas e das redes municipais”.

O estudioso enfatizou a necessidade de reflexão local e coletiva para o desenvolvimento da educação. “Não virá um projeto mágico de Brasília, do BID ou do Banco Mundial”.

Estiveram presentes no início do evento o vereador Rodrigo Fachini (PMDB), o vereador licenciado e secretário da Educação de Joinville, Roque Mattei, o secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Rogério Jung, o deputado federal Mauro Mariani, e o vice-prefeito de Joinville, Nelson Coelho.

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário