A Comissão Municipal de Combate à Dengue se reuniu novamente esta semana para discutir as ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Câmara de Vereadores de Joinville participa da Comissão, principalmente no apoio à criação de uma lei, que possa garantir segurança no trabalho dos agentes de saúde. Um dos principais objetivos é a legalidade para a entrada nos imóveis e terrenos sem autorização dos proprietários.
Este ano, Joinville já conta com 27 casos de dengue confirmados, dois deles autóctones, e 213 focos do mosquito. Diante do que já foi pontuado pela própria Comissão de Combate à Dengue, a Câmara está montando um novo projeto, a partir da proposta 17/2013, do vereador Rodrigo Fachini (PMDB). São três projetos do Fachini, um do vereador Odir Nunes (SDD) e outro de João Carlos Gonçalves (PMDB).
Após a formatação do novo projeto, o documento volta à discussão nas comissões de Legislação e Justiça, e de Saúde. Será feito um parecer único. A Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado esse trâmite.