O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Fachini (PMDB), e o presidente da Escola do Legislativo, vereador Levi Rioschi (PPS), homologaram hoje a lista com os vencedores do Prêmio Jovem Autor – Concurso de Redação e Desenho, primeira iniciativa do tipo no Poder Legislativo joinvilense. São 15 vencedores de escolas públicas e particulares da cidade. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de agosto, Dia do Estudante, no plenário da Câmara.
Criado a partir de um projeto do vereador Fachini, o prêmio busca incentivar nos alunos dos ensino fundamental e médio a escrever e a exercitar a criatividade. “O fenômeno das redes sociais, dos aplicativos e dos celulares faz com que cada vez mais nossas crianças, jovens e adolescentes deixem de fazer a escrita tradicional, manualmente, afetando também a capacidade de argumentação crítica”, avalia Fachini.
O sucesso do projeto significa uma transformação cultural para o aluno e uma sociedade que vai escrever melhor. O projeto do Prêmio Jovem Autor é coordenado pela Escola do Legislativo e pretende também aproximar as escolas públicas e particulares do município à Câmara de Vereadores. As cinco categorias respeitam a faixa etária dos estudantes e são dividas em Desenho, Carta, Poema, Crônica e Artigo de Opinião.
Os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados com notebooks ou tablets. O vencedor na categoria Artigo de Opinião e os professores orientadores dos primeiros colocados terão direito a uma viagem cultural ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Os vencedores do Prêmio Jovem Autor também serão condecorados com a Medalha de Mérito “Herondina Vieira”.