Na próxima quinta-feira (27), o Prêmio Jovem Autor conhecerá, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Joinville, os vencedores da edição de 2016. Nesse ano, 10.086 trabalhos de 57 escolas da cidade foram inscritos. Desses trabalhos, 15 são finalistas. A sessão iniciará às 19 horas no Plenário da Câmara.

O prêmio

O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes e foi realizado em duas etapas. A primeira foi a fase escolar, em que as escolas formaram uma comissão para selecionar entre os seus alunos quais textos/desenhos seriam enviados para a segunda etapa, que é a fase municipal, na qual os trabalhos previamente selecionados pelas escolas foram avaliados por uma comissão independente designada pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores. O Jovem Autor é um concurso de desenho e redação, que tem por objetivo estimular o pensamento crítico em estudantes dos ensinos fundamental e médio do município, além de fomentar os hábitos da leitura, escrita e a criatividade. Realizado anualmente pela Câmara de Vereadores de Joinville, por meio da Escola do Legislativo, o concurso de redação e desenho foi instituído pela resolução 14/2013, de autoria do vereador Rodrigo Fachini.

Categorias

– Desenho, para as crianças de 1º a 3º anos do fundamental;
– Carta, para as crianças de 4º e 5º anos;
– Poema, para crianças de 6º e 7º anos;
– Crônica, para jovens de 8º e 9º anos;
– Artigo de Opinião, para jovens de ensino médio, independentemente do ano.

Premiação

– Medalha de Mérito “Professora Herondina Vieira”
– 1º lugar de cada categoria – notebook
– 2º lugar de cada categoria – tablet 10″
– 3º lugar de cada categoria – tablet 7″
– Aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar será concedido uma viagem cultural na cidade de São Paulo, pelo período de dois dias e um diploma outorgado pela Câmara de Vereadores de Joinville. O aluno, primeiro colocado na categoria “Artigo de Opinião”, também vai ganhar uma viagem cultural para a cidade de São Paulo.

Medalha Professora Herondina Vieira

Com 45 anos dedicados à educação joinvilense, a Professora Herondina sempre teve orgulho pelo magistério e foi responsável direta pela formação de milhares de alunos, empunhou a bandeira da solidariedade, nas principais causas comunitárias no município de Joinville.

Texto: Jornalismo CVJ, por Talissa Peixer, sob supervisão de Jeferson Luis dos Santos / Foto: Daniel Tonet

Deixe um comentário