Duas instituições falaram na Tribuna Livre nesta quarta (21). O Sindicato dos Contabilistas de Joinville (Sindicont) veio falar de renúncia fiscal e destinação direta ao Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, enquanto a subseção joinvilense da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu seminário gratuito de educação financeira familiar.
O presidente do Sindicont, Rodrigo Rhenius, veio à Tribuna Livre da CVJ para apresentar um projeto de conscientização promovido pela instituição quanto à possibilidade de renúncia fiscal, isto é, a destinação expressa de parcelas recolhidas via imposto de renda para alguma outra instituição. A parcela é de 6% do IR devido por pessoas físicas e de 1% do IR devido por pessoas jurídicas.
No caso, o Sindicont tem estimulado seus clientes a fazerem a chamada renúncia fiscal destinando os valores arrecadados ao Fundo para a Infância e Adolescência Estadual (FIA), mais expressamente ao Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, controlado atualmente pelo governo estadual.
Rhenius disse que neste ano foram conseguidas 95 doações, totalizando R$ 126 mil do valor que iria para o fundo da Receita Federal, ficando destinado a ações em Joinville. O presidente do Sindicont pontuou que o trabalho em Joinville ainda está no início e que a perspectiva é de ampliação. Ele citou como exemplo Blumenau, que destinou mais de R$ 1 milhão, fruto de trabalho de conscientização mais antigo.
Conforme Rhenius, a decisão da entidade de promover esse mecanismo de renúncia fiscal é um meio de não ficar simplesmente “contando ou gerando guias de produtos”.
Educação financeira
A secretária da Comissão de Direito Bancário da subseção joinvilense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Milena Cristina Tomelin ocupou a Tribuna para falar do 2º seminário de educação financeira familiar da OAB. O evento, gratuito, ocorre na sede da instituição, na rua Amazonas, 46. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da OAB Joinville.
Tribuna Livre
Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.
Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.
Texto: Jornalismo CVJ por Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel