Em busca de uma solução e melhoras para a segurança pública de Joinville, uma comitiva de vereadores de Joinville viajou para Florianópolis na tarde de quarta-feira (22) para uma audiência com o secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba. Entre as promessas feitas, a de que Joinville receberá uma atenção especial quando as contratações de policiais civis forem reabertas, além de uma discussão na cidade sobre o efetivo e número de delegacias. Nove vereadores, entre eles o presidente Rodrigo Fachini (PMDB), participaram do encontro.
Também estiveram na reunião em Florianópolis os deputados estaduais Kennedy Nunes (PSD) e Darci de Matos (PSD), além de uma representante do deputado estadual Dalmo Claro (PMDB), o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Henn. A reunião foi dirigida pelo presidente Fachini. Os vereadores puderam manifestar suas insatisfações com a segurança da maior cidade do Estado e também relataram a violência e preocupações da comunidade.
O secretário Grubba ficou de encaminhar uma ata a Joinville com as respostas dos questionamentos feitos pelos vereadores. Também ficou acertada a vinda do delegado-geral Artur a uma sessão ordinária da Câmara de Joinville, com o delegado regional Dirceu Silveira Júnior e demais delegados da cidade para discutir o número de delegacias e efetivo policial. A data ainda será agendada.