Os vereadores João Carlos Gonçalves, Pastora Léia, Levi Rioschi e Claudio Aragão participaram hoje do lançamento da 2ª edição do Projeto Hospitais Filantrópicos. O evento ocorreu no Teatro Juarez Machado e contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
Por meio deste projeto, as faturas de energia elétrica dos hospitais devem ser reduzidas, e esses recursos economizados poderão ser investidos na área da saúde. “Esta também é uma forma de manter as unidades filantrópicas que passam por dificuldades com a tabela do SUS, que remunera bem abaixo do custo em diversas áreas”, comentou o governador.
Este projeto visa atender a 56 hospitais em 51 municípios catarinenses com ações de eficiência energética. Ao todo, serão destinados R$ 9,5 milhões para essa etapa, com a redução do consumo em aproximadamente 5.024 MWh/ano.
Em Joinville, participam do projeto o Hospital Bethesda, o Hospital Dona Helena, o Hospital Municipal São José e o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. “Nosso objetivo é substituir os equipamentos elétricos antigos por outros mais modernos e eficientes que consomem menos energia”, frisou o presidente Cleverson Siewert.
A redução do consumo estimada para os 56 hospitais catarinenses é equivalente a energia para atender 2.321 residências catarinenses por ano. Essa edição que vai beneficiar 51 municípios – 20% das cidades em Santa Catarina – pretende reduzir em 15% o faturamento de energia em cada hospital. No ano passado, 26 hospitais, em uma área geográfica com população estimada de 2,6 milhões de pessoas.